Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Carrefour no topo: Conheça o TOP 10 do varejo brasileiro com volume de vendas bilionárias

0

Carrefour Lidera o Varejo Brasileiro com Vendas Acima de R$ 100 Bilhões: Revelando o Top 10

- Publicidade -

Novo ranking da SBVC coloca o Carrefour como a principal varejista do país, enquanto explora a diversidade e inclusão nas empresas do setor

O cenário do varejo brasileiro, mesmo em meio a um período de reestruturação pós-pandemia, continua a demonstrar resiliência e crescimento notável. A nona edição do ranking das 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro, elaborado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), traz à luz o avanço robusto do setor, com um crescimento nominal de 20% nas maiores varejistas no último ano.

Talvez você goste de ler também:

iFood aumenta em 91% a satisfação dos entregadores com a inteligência artificial, entenda

- Publicidade -

Criatividade e Business: Vendas em marketplaces crescem 3% nos primeiros 5 meses de 2023 no Brasil

Mycon e FinanZero fecham parceria inédita para oferta de consórcio mais barato em 2023, entenda

Uma Transformação em Curso

Movimentos previamente identificados, como a expansão dos marketplaces, a mudança no comportamento digital dos consumidores e a ênfase na governança corporativa, consolidaram-se como pilares estratégicos dos negócios. Eduardo Terra, presidente da SBVC, declara que esses movimentos têm sido impulsionadores do progresso contínuo do setor.

Carrefour à Frente

- Publicidade -

O ranking é liderado por cinco gigantes que mantiveram suas posições do ano anterior: Carrefour, Assaí, Magazine Luiza, Via e Americanas. Destes, o Carrefour se destaca ao atingir um recorde impressionante de R$ 108 bilhões em faturamento, tornando-se a primeira varejista a ultrapassar a marca dos R$ 100 bilhões.

A composição dessas cinco empresas resultou em um faturamento combinado de R$ 285,9 bilhões, representando 27,33% do total apurado pelas 300 empresas do ranking, que somou R$ 1,046 trilhão. Ao avaliar as 207 empresas que divulgaram seus faturamentos brutos em 2021 e 2022, observou-se um crescimento anual de 20%.

10 maiores varejistas do Brasil 2022

Posição Empresa Vendas 2022
1 Grupo Carrefour R$ 108 bilhões
2 Assaí R$ 59,7 bilhões
3 Magazine Luiza R$ 44,7 bilhões
4 Via R$ 39 bilhões
5 Americanas R$ 34,4 bilhões
6 Raia Drogasil R$ 30,9 bilhões
7 Grupo Boticário R$ 23,6 bilhões
8 Natura & Co R$ 20,7 bilhões
9 Grupo Mateus R$ 20,4 bilhões
10 GPA Alimentar R$ 18,4 bilhões

Fonte: SBVC

Crescimento e Desafios

Enquanto o top 5 permaneceu estável em relação ao ano anterior, as cinco empresas que experimentaram o maior crescimento entre 2021 e 2022 foram a Bagaggio (104%), Grupo Soma (71%), Bauducco (67%), Usaflex (57%) e Mart Minas (56%). Dentre as 50 listadas, 10 representam supermercados e 11 pertencem ao setor de moda.

E-Commerce e Marketplace: Fortes Tendências

A presença no e-commerce destacou-se como um elemento fundamental nas empresas do ranking. De 162 empresas com e-commerce no ranking anterior, agora são 222. Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail e vice-presidente da SBVC, ressalta que 74% das empresas da lista vendem online, um número que aumenta para 91% entre as empresas não relacionadas a alimentos. A diversificação das vias de venda também solidificou-se, com 85 das 300 empresas adotando vendas via WhatsApp e 27 operando marketplaces próprios.

Para Além do Bilhão

O ranking ressalta que 173 empresas conquistaram um faturamento superior a R$ 1 bilhão em 2022, um aumento de 17 em relação ao ano anterior. Entre elas, 84 são redes supermercadistas, representando 48,5% do total. A lista também apresenta empresas que operam predominantemente no e-commerce, como Amazon, Dafiti, Privalia, Petlove e Estrela 10. Entre os novatos estão nomes como Petlove e Usaflex.

Carrefour no topo: Conheça o TOP 10 do varejo brasileiro com volume de vendas bilionárias
Maior rede de franquias do Brasil (Boticário / divulgação)

Franquias e a Dimensão das Lojas

Enquanto supermercados e grandes lojas de departamento lideram em vendas e faturamento, as redes de franquias destacam-se em número de lojas. O estudo destaca que 51% das 300 varejistas utilizam o modelo de franquias para expandir seus negócios. As cinco maiores varejistas em termos de número de lojas são Grupo Boticário, Cacau Show, Raia Drogasil, Ortobom e Americanas.

Abraçando a Diversidade

O estudo da SBVC também explorou a diversidade dentro das empresas de varejo. Com foco em participação de mulheres e pessoas pretas e pardas, os dados mostram que as mulheres representam 56% dos colaboradores, enquanto pessoas pretas e pardas representam 54%. O desafio persiste em elevar a diversidade aos cargos de liderança, com apenas 44% das empresas possuindo mais de 50% de cargos de liderança ocupados por mulheres.

No que diz respeito a conselhos, somente 6% das empresas possuem mais de 50% das posições ocupadas por mulheres. No caso de pessoas pretas e pardas, 24% das empresas têm mais de 50% dos cargos de liderança ocupados por elas.

Considerações Finais: Uma Jornada de Crescimento e Inclusão

Em um panorama onde debates sobre diversidade, equidade e inclusão ganham destaque, a pesquisa da SBVC não apenas identifica os líderes do mercado nacional, mas também traz à tona o progresso e os desafios do setor varejista. Como Eduardo Terra ressalta, essa contribuição não apenas reconhece aqueles que estão moldando o mercado, mas também reforça a importância da diversidade e inclusão em meio à evolução do setor.

Então, o que você achou desse conteúdo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no  e nossas redes Instagram, Facebook e Spotify.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.