Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Café para o pré-treino funciona? ☕ Veja o que dizem os especialistas!

0

A relação entre café e exercícios físicos tem sido um tópico de debate e pesquisa entre atletas, entusiastas do mundo fitness e profissionais de saúde. Afinal, a cafeína é famosa por seus efeitos estimulantes, mas será que consumir um cafezinho antes do treino realmente melhora o desempenho?

- Publicidade -

Para tirar as suas dúvidas sobre o assunto, fomos atrás para saber o que os especialistas têm a dizer sobre o café como uma opção de pré-treino.

Então, para tirar suas dúvidas sobre o tema e conferir como tomar a sua bebida preferida de pré-treino sem prejudicar a sua saúde, confira o texto a seguir.

Boa leitura!

Estímulo e foco: como a cafeína age no seu sistema nervoso

cafeína e café para o pré-treino
Foto: Valeria Boltneva/Pexels

- Publicidade -

A cafeína é um alcaloide natural encontrado no cafezinho, chá e algumas bebidas energéticas. Entre outras coisas, é muito conhecida por sua capacidade de estimular o sistema nervoso central, resultando em uma mente mais “alerta” e na redução da percepção de esforço. Ou seja: tudo o que você quer sentir enquanto faz exercícios físicos.

Por conta disso, especialistas em nutrição esportiva apontam que sim, o café pode melhorar a capacidade de concentração e a disposição para o treino. Ela também pode permitir que você faça o máximo proveito das suas séries de exercícios.

Porém, a questão é que essa resposta pode variar de pessoa para pessoa, e também é influenciada por fatores como: sensibilidade individual, peso corporal e hábitos de consumo.

Além disso, o uso dessa bebida como pré-treino pode não ser para todo mundo, como veremos adiante.

Quer queimar gordura? Um cafezinho pode ajudar

- Publicidade -

Outro aspecto destacado pelos especialistas é o potencial da cafeína em aumentar a oxidação de gordura durante o exercício. Isso porque ela tem o poder de mobilizar ácidos graxos do tecido adiposo, tornando-os disponíveis como fonte de energia.

Se você faltou às aulas de biologia, esse processo é muito importante para quem pratica atividades de resistência, como corrida ou ciclismo, uma vez que a utilização de gordura como combustível é mais proeminente.

Além disso, alguns estudos mostram que a substância pode aumentar a taxa metabólica e a utilização de gordura como fonte de energia. O que beneficia quem está querendo perder aqueles quilinhos a mais.

Porém, não dá para depender apenas do cafezinho: perder peso de forma saudável também depende de fatores, incluindo a combinação de dieta e exercícios físicos regulares.

O que você precisa cuidar: timing e dosagem

Por fim, a eficácia do café como pré-treino vai depender do timing e dosagem adequados. A gente explica: o ideal é consumir a bebida aproximadamente 30 a 60 minutos antes do exercício, a fim de permitir que a substância atinja os níveis ideias para a atividade física. Esse é o timing.

Quanto à dosagem, especialistas sugerem uma quantidade entre 3 e 6 mg de cafeína por quilo de peso corporal para a maioria das pessoas. Porém, se você possui problemas cardíacos, essa dose já pode ser considerada alta. Neste caso, converse com um médico ou nutricionista: a cafeína pode não ser para você.

Não esqueça de tomar água!

Por fim, se você decidir consumir um cafezinho como pré-treino, não esqueça da importância da hidratação. Afinal, essa bebida é uma espécie de diurético, o que significa que pode contribuir para a perda de líquidos.

Portanto, é recomendável acompanhar o consumo de café com ingestão adequada de água para manter a hidratação, um fator crucial para o desempenho durante o exercício. 🙂 Em geral, o recomendado é de 35ml de água por quilo corporal, mas se tiver dúvidas, converse com a sua nutricionista, ela vai saber ajudar na dosagem certa para o seu corpo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.