Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

86% dos brasileiros acreditam que a vida deve melhorar em 2024, aponta pesquisa inédita 

0

Brasileiros com esperança em 2024, confira!

- Publicidade -

Estudo do Grupo Croma revela saúde e bem-estar no topo do ranking, enquanto política fica na lanterna
 

Com o que sonham os brasileiros para 2024? Esta época é marcada pelo balanço do ano que foi e o planejamento para o próximo. A esperança é renovada, já que 86% dos brasileiros acreditam que a vida deve melhorar ou melhorar muito no ano vindouro, conforme a pesquisa Sonhos Brasileiros, realizada pelo Instituto Croma de Pesquisa e Ciências de Dados, do Grupo Croma, empresa focada em design de inovação.
 

“Os sonhos movem a humanidade e ajudam a abrir espaço para quem espera mudar o mundo, nem que seja aos poucos”, explica Edmar Bulla, fundador do Croma e responsável pela pesquisa. Para ele, o momento reflete o balanço de 2023 e o otimismo para 2024.
 

Olhando pelo retrovisor, apenas 17% acreditam ter realizado seus sonhos em 2023 (notas 9 e 10), 27% deram notas entre 7 e 8 e 56% ficaram na margem entre 0 e 6. Ainda assim, as expectativas de melhora são boas.

- Publicidade -

Talvez você goste de ler também: 6 Faculdades que Podem DESAPARECER nos Próximos Anos

86% dos brasileiros acreditam que a vida deve melhorar em 2024, aponta pesquisa inédita 
Pinterest

Sonhos dos brasileiros para 2024

Saúde e bem-estar do corpo, da mente e das emoções aparece como sonho para 2024 para 90% dos entrevistados. “A pandemia acentuou e evidenciou a necessidade de cuidar do corpo e da mente para viver melhor e viabilizar outros sonhos”, diz Bulla.
 

As realizações financeiras (89%) estão em terceiro lugar, seguidas de realizações sociais e familiares (79%) e bens de consumo (78%). Trabalho, profissão e carreira ficaram em sétimo lugar, com 77%. E mesmo que 2024 seja um ano eleitoral, política ficou no finalzinho, com 30% das intenções dos sonhos.
 

- Publicidade -

Veja o que os brasileiros esperam poder realizar em 2024

 

86% dos brasileiros acreditam que a vida deve melhorar em 2024, aponta pesquisa inédita 
Pinterest

SAÚDE E BEM-ESTAR DO CORPO

• 52% praticar atividades físicas regularmente

• 50% manter uma alimentação mais saudável

• 21% fazer um check-up

 

SAÚDE E BEM-ESTAR DA MENTE E EMOÇÕES

• 31% Viver a vida mais leve

• 26% Equilibrar trabalho e vida pessoal

• 25% Ter menos estresse
 

REALIZAÇÕES FINANCEIRAS

• 33% aplicar dinheiro e fazer investimentos

• 30% economizar dinheiro

• 27% complementar a renda mensal com outra atividade
 

RELAÇÕES SOCIAIS E FAMILIARES

• 46% fazer mais amigos

• 46% manter contato presencial com pessoas

• 21% casar
 

BENS DE CONSUMO

• 36% casa e moradia

• 26% automotivo (inclui moto)

• 16% eletrodoméstico
 

TRABALHO, PROFISSÃO OU CARREIRA

• 40% empreender, ter meu próprio negócio

• 34% ter aumento de salário

• 21% trabalhar em modelo remoto

• 19% encontrar um emprego
 

Perfil dos entrevistados

A pesquisa foi realizada entre 4 e 7 de dezembro de 2023, com 1010 pessoas. A amostra foi ponderada para representar a população brasileira de 18 anos+ das classes ABC, sendo 52% mulheres e 48% homens, 4% classe A, 30% classe B e 66% classe C.

Em relação ao ensino, 15% tem até médio incompleto, 44% tem Médio completo/Superior incompleto e 41% Superior completo ou mais. 48% Brancos, 39% Pardos, 9% Pretos, 3% Amarelos/Indígenas e 1% Não respondeu.
 

Sobre o Grupo Croma

Fundado em 2010 por Edmar Bulla, o Grupo Croma destaca-se como uma empresa de design de inovação comprometida em oferecer soluções para uma variedade de desafios empresariais. Especializado em design de inovação, o Grupo abrange serviços nos setores de consultoria de estratégia de marcas e negócios (Croma Consultoria, criado em 2010), pesquisa e ciência de dados (Croma Pesquisas, fundada em 2013), ativações (Croma Live, criada em 2014) e tecnologia (Cromatech, fundada em 2016). Entre os clientes do portfólio estão marcas como Coca-Cola, Natura, Magalu, GPA, P&G, Mastercard, Grupo Casas Bahia, entre outras.
 

Sobre Edmar Bulla

Neurocientista, palestrante e escritor, Edmar Bulla é referência em assuntos ligados à inovação, estratégia de marketing, ESG, design thinking e comportamento. É graduado pela ESPM, tem especialização em Marketing Digital por Harvard, Neurociência e Comportamento pela PUC, além de ser formado em Filosofia e Música. Atualmente conclui estudos em Psicanálise pelo IBPW.

Então, o que você achou desse conteúdo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no  e nossas redes Instagram, Facebook e Spotify.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.