Black Friday: aprenda a fazer marketing para a geração Z
Não é novidade para ninguém que todo ano que passa, a última sexta-feira do mês de novembro (Black Friday) faz com que todos os comerciantes e consumidores do mundo todo cheguem à loucura com a quantidade de promoções que costumam ocorrer, queimando estoques de milhares de lojas pelo globo todo. De fato, nessa época, existe uma grande oportunidade para as empresas conseguirem fechar o seu ano com chave de ouro. No entanto, para que essa movimentação seja feita com êxito, é preciso ter campanhas que consigam atingir determinados públicos-alvo. E é disso que vamos falar hoje.
Com uma leve observação acerca do mercado e das projeções que o englobam, nitidamente percebe-se que a geração Z está conquistando o mercado. Isso ocorre por diversos fatores, sendo estes: terem mais liberdade, abertura e coragem de conhecer o novo, sair da zona de conforto com mais tranquilidade e focar nos seus conceitos. Inclusive, hoje, a maior parte das empresas está ganhando um reconhecimento gigantesco nos setores de marketing digital devido ao auxílio e a prestação de serviços desses nativos digitais.
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Black Friday e a Geração Z!
Além disso, de acordo com os dados da empresa de consultoria, McKinsey, mostra que somente no território brasileiro, a Geração Z, os nascidos entre 1995 e 2010, representam cerca de 20% da população, mais precisamente cerca de 23 milhões de jovens e jovens adultos que se encontram ligados ao mundo digital.
Além disso, em uma pesquisa que foi feita com sujeitos da geração Z, a serem questionados “de onde você tira ideias de compras para a Black Friday?”, obteve-se as seguintes respostas: Social media (63%), visitas ao site da marca (58%), e-mails marketing (43%), Pesquisas no Google (42%) e Recomendações de Influenciadores (27%).
De acordo com Paulo Leocadio, CEO da Taruman, Agência de Marketing Digital, “Eles possuem fácil acesso a todo tipo de informação e vão em busca de um produto, buscando justamente o que eles querem, campanhas com mais autenticidade e personalização.
Podemos dar, claramente, um exemplo das campanhas temporárias dentro das empresas, como o setembro amarelo: milhares de empresas falam sobre o assunto, mas quando termina o mês de setembro, esse assunto simplesmente desaparece.
Só que para essa geração, é perceptível essa importância de temas que expressam uma causa e muitas vezes deixam de consumir ou acompanhar uma marca quando acontece uma ação que se perde ou que desvaloriza um conceito”.
Além disso, Caio Damasceno, COO da Taruman, comentou que “muitos gestores acabam perdendo clientes por demorarem a entender qual o desejo e a demanda do seu público e não observarem que tudo está mudando constantemente nos dias de hoje. E que além de grande parte de seus clientes serem geração Z, o ideal é ter dentro da empresa alguns integrantes nessa faixa etária para acompanharem as tendências”.
Ao que tudo indica, as melhores formas de abordar a Black Friday é construir abordagens metodologias de marketing que operem através das mídias sociais, acompanhando as tendências que a internet vem ditando nesse período, uma vez que as tendências hoje alteram-se com muito mais fluidez e frequência.
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