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Black Friday: aprenda a fazer marketing para a geração Z

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Não é novidade para ninguém que todo ano que passa, a última sexta-feira do mês de novembro (Black Friday) faz com que todos os comerciantes e consumidores do mundo todo cheguem à loucura com a quantidade de promoções que costumam ocorrer, queimando estoques de milhares de lojas pelo globo todo. De fato, nessa época, existe uma grande oportunidade para as empresas conseguirem fechar o seu ano com chave de ouro. No entanto, para que essa movimentação seja feita com êxito, é preciso ter campanhas que consigam atingir determinados públicos-alvo. E é disso que vamos falar hoje.

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Com uma leve observação acerca do mercado e das projeções que o englobam, nitidamente percebe-se que a geração Z está conquistando o mercado. Isso ocorre por diversos fatores, sendo estes: terem mais liberdade, abertura e coragem de conhecer o novo, sair da zona de conforto com mais tranquilidade e focar nos seus conceitos. Inclusive, hoje, a maior parte das empresas está ganhando um reconhecimento gigantesco nos setores de marketing digital devido ao auxílio e a prestação de serviços desses nativos digitais.

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Black Friday e a Geração Z!

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Além disso, de acordo com os dados da empresa de consultoria, McKinsey, mostra que somente no território brasileiro, a Geração Z, os nascidos entre 1995 e 2010, representam cerca de 20% da população, mais precisamente cerca de 23 milhões de jovens e jovens adultos que se encontram ligados ao mundo digital.

Além disso, em uma pesquisa que foi feita com sujeitos da geração Z, a serem questionados “de onde você tira ideias de compras para a Black Friday?”, obteve-se as seguintes respostas: Social media (63%), visitas ao site da marca (58%), e-mails marketing (43%), Pesquisas no Google (42%) e Recomendações de Influenciadores (27%).

De acordo com Paulo Leocadio, CEO da Taruman, Agência de Marketing Digital, “Eles possuem fácil acesso a todo tipo de informação e vão em busca de um produto, buscando justamente o que eles querem, campanhas com mais autenticidade e personalização.

Podemos dar, claramente, um exemplo das campanhas temporárias dentro das empresas, como o setembro amarelo: milhares de empresas falam sobre o assunto, mas quando termina o mês de setembro, esse assunto simplesmente desaparece.

Só que para essa geração, é perceptível essa importância de temas que expressam uma causa e muitas vezes deixam de consumir ou acompanhar uma marca quando acontece uma ação que se perde ou que desvaloriza um conceito”.

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Além disso, Caio Damasceno, COO da Taruman, comentou que “muitos gestores acabam perdendo clientes por demorarem a entender qual o desejo e a demanda do seu público e não observarem que tudo está mudando constantemente nos dias de hoje. E que além de grande parte de seus clientes serem geração Z, o ideal é ter dentro da empresa alguns integrantes nessa faixa etária para acompanharem as tendências”.

Ao que tudo indica, as melhores formas de abordar a Black Friday é construir abordagens metodologias de marketing que operem através das mídias sociais, acompanhando as tendências que a internet vem ditando nesse período, uma vez que as tendências hoje alteram-se com muito mais fluidez e frequência.

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