Como assim Barilla com gastronomia sustentável?
Você já ouviu falar de Gastronomia Sustentável? Celebrada no dia 18 de junho, esse conceito se utiliza de alimentos naturais e nutritivos, inserindo práticas sustentáveis nas atividades gastronômicas, como a redução no desperdício de alimentos, diminuição na produção de resíduos, proteção e utilização consciente de produtos, entre outros.
Na alimentação, os benefícios são inúmeros, tanto para população em geral, culturas e sociedade, quanto para a biodiversidade e ecossistemas do planeta. Pensando nisso, a Barilla, líder mundial na produção de massas, sugere uma receita de Spaghettini Integrale ao pesto de folhas de rama de cenoura e manjericão com vinagrete de cenoura.
Barilla com Gastronomia sustentável: confira 1 receita muito especial
A receita utiliza massa integral, que oferece quantidades significativas de vitamina E, antioxidantes e muita fibra. Já a folha de rama de cenoura é abundante em fibras, potássio, selênio e vitamina C que ajudam o organismo a funcionar melhor no dia a dia. A receita perfeita para a sua saúde e de quebra super saborosa.
Veja abaixo o passo a passo e Buon appetito!
Talvez você goste de ler também:
Receita de bolo de milho cremoso
Aprenda a fazer a paçoca de capote para as festas juninas
Pão de Queijo de Liquidificador: uma receita simples e deliciosa (6 ingredientes)
Barilla com gastronomia sustentável traz receita muito especial, bora conferir como se prepara Spaghettini Integrale ao pesto de folhas de rama de cenoura e manjericão com vinagrete de cenoura
Rendimento: 6 porções
Ingredientes
500g de Spaghettini Integrale Barilla
½ rama de cenoura
1 maço de manjericão
30g de queijo pecorino
70g de queijo parmesão
50g de Castanha do Pará
1 dente de alho
150g de cenoura
Azeite de oliva extravirgem
Suco de raspas de limão siciliano
Sal e pimenta do reino preta a gosto
Instruções
- Comece descascando e picando em cubos pequenos as cenouras.
- Adicione o azeite extravirgem, até cobrir. Tempere com raspas e suco do limão, sal e pimenta do reino a gosto. Reserve.
- Lave bem as folhas da rama de cenoura e manjericão, e separe as folhas do caule.
- Em um liquidificador adicione o alho descascado, a castanha e meia xícara de azeite. Bata rapidamente até a castanha e o alho estarem em pedaços menores.
- Adicione as folhas aos poucos e vá batendo. Se necessário adicione um pouco mais de azeite ou água para ajudar a bater.
- Quando estiver um creme liso e homogêneo, escorra para uma tigela grande e tempere com os queijos e pimenta do reino preta a gosto. Misture com o auxílio de uma colher.
- Cozinhar a massa em abundante água fervente e salgada, seguindo o tempo indicado na embalagem.
- Escorra a massa e junte à tigela com o Pesto. Misture bem até que todo o queijo esteja misturado ao pesto e a massa.
- Com o auxílio de um garfo grande e uma concha, faça um ninho de Spaguettini e coloque no centro do prato. Finalize com uma porção do vinagrete por cima e folhas de manjericão. Buon appetito!
Dica do chef:
Se não encontrar a cenoura com ramas, pode substituir por talos e folhas de salsinha.
O que é gastronomia sustentável?
A gastronomia sustentável é um movimento crescente que busca conciliar o prazer da culinária com a preocupação com o meio ambiente e a responsabilidade social. Ela se baseia em práticas que promovem a utilização de ingredientes locais e sazonais, a redução do desperdício de alimentos, o incentivo à produção orgânica e sustentável, bem como a valorização das comunidades locais e dos pequenos produtores.
Além disso, a gastronomia sustentável também se preocupa com a conservação dos recursos naturais, incentivando práticas de pesca e agricultura responsáveis, o uso consciente da água e a minimização da pegada de carbono na cadeia alimentar. Com a preocupação cada vez maior com a sustentabilidade, a gastronomia sustentável tem se tornado uma tendência importante, promovendo uma alimentação mais saudável e consciente, que beneficia tanto o paladar quanto o planeta.
Sobre a Barilla
Líder mundial na fabricação de massas, a Barilla é uma empresa familiar, não listada na bolsa de valores, e presidida pelos irmãos Guido, Luca e Paolo Barilla. Em 1877, foi fundada pelo bisavô do trio, Pietro Barilla, que abriu uma loja de massas e pães na região de Parma, na Itália. Anos depois, a companhia conquistou consumidores em mais de 120 países devido à excelência de seus produtos alimentícios, que são inspirados na Dieta Mediterrânea e no estilo de vida italiano.
Quando Pietro inaugurou sua loja há mais de 140 anos e iniciou a operação da Barilla, seu objetivo primordial foi produzir uma comida boa e de qualidade. Hoje, esse princípio se tornou o modo de fazer negócios da Barilla. O conceito “Bom para você, bom para o planeta” oferece benefícios para os consumidores, ao incentivar a adoção de estilos de vida saudáveis, melhorar constantemente a oferta de produtos e o acesso das pessoas à comida de qualidade, e ao meio ambiente, ao promover o consumo consciente e cadeias de fornecimento sustentável que valorize os recursos naturais, reduza as emissões de CO² e economize água.
Então, o que você achou desse conteúdo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no e nossas redes Instagram, Facebook e Spotify.