Balenciaga causa polêmica novamente. Entenda!
A última semana não foi nada agradável para a grife espanhola Balenciaga. Ocorre que a grife de luxo está envolvida em polêmicas graves voltadas ao abuso infantil. É importante destacar que essas acusações acabaram surgindo devido uma campanha que foi feita pela grife que traz crianças abraçadas a ursinhos de pelúcia com apetrechos associados ao universo BDSM. Essa sigla refere-se a prática sexual que envolve dominação e submissão, bem como sadismo e masoquismo.
Talvez você goste de ler também:
Função polêmica do WhatsApp; confira!
Blonde: novo filme da Netflix causa polêmica nas redes sociais! Confira!
Grife abalando a opinião pública
Toda a produção foi feita inspirada na série de fotografia ‘Toy Story’ de Gabriele Galimberti. A publicidade envolve crianças registradas ao lado de seus brinquedos favoritos. Em suma, o ensaio trazia menores acompanhados de um modelo de bolsa de pelúcia desfilado pela grife na Semana de Moda de Paris, que ocorreu no mês de outubro, como parte da coleção de primavera da artista.
No evento em questão, os acessórios eram carregados por adultos, que ao desfilar arrastavam pela lama que fazia parte da construção da passarela, constituindo um novo cenário de destruição artifício, uma das marcas registradas da grife que está apostando forte em problematizar o conceito de belo e desejável na moda moderna.
No entanto, é preciso destacar que toda essa polemica acabou agrando-se mais ainda quando alguns influenciadores identificaram documentos relativos a processos da Suprema Corte dos Estados unidos com alusões à pornografia, veja:
the brand "Balenciaga" just did a uh….. interesting… photoshoot for their new products recently which included a very purposely poorly hidden court document about 'virtual child porn'
normal stuff pic.twitter.com/zjMN5WhZ0s
— shoe (@shoe0nhead) November 21, 2022
Em um comunicado oficial, a grife disse: “Pedimos desculpas por mostrar documentos perturbadores em nossa campanha. Nós levamos esta questão muito a sério e estamos tomando medidas legais contra as partes responsáveis por criar o set e incluir itens não aprovados no ensaio de nossa campanha de primavera 2023. Nós fortemente condenamos o abuso de crianças de qualquer forma. Nos posicionamentos em apoio a segurança de crianças e seu bem-estar”.
Sobre a marca Balenciaga
Fundada pelo estilista e designer espanhol Cristóbal Balenciaga, em 1919 como casa de costura (Pós Guerra Civil Espanhola).
A marca hoje compõe o cenário de alta costura mundial e pertence ao Grupo Gucci desde 2001.
Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!