Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

ARROGANTE ou CONFIANTE: que tipo de criativo você é?

0

Inspirados em posts da Melinda Livsey no seu instagram identificamos uma oportunidade para entendermos que profissional criativo somos.

- Publicidade -

Em primeiro lugar a especialista em estratégia de marca, aponta algumas posturas de profissionais de design arrogantes ou confiantes. Antes de mais nada a proposta aqui é bem simples mas complexamente reflexiva.

Contudo, se a gente separar o comportamento de profissionais criativos em duas colunas, conseguimos mostrar a dicotomia e a diferença de posturas.

Por exemplo, você é um profissional que gosta de levar os créditos por tudo ou referencia quem de fato merece ser reconhecido?

- Publicidade -

Ser um bom profissional criativo não diz respeito somente as suas entregas, mas também processos, comportamento e aprendizados na sua jornada de trabalho.

Elencamos 8 tópicos sugeridos pela especialista em marcas para que você possa verificar que tipo de profissional criativo você é. Afinal de contas, você é um criativo arrogante ou confiante?

1. Os “créditos” vão pra quem?

Muitos profissionais possuem o hábito de querer abocanhar o sucesso pelos projetos mesmo que muitas vezes não são conquistados de maneira individual.

Esse tipo de atitude é comum em um perfil de criativo arrogante, que ignora o trabalho dos colegas e por vezes usa como escada corporativa.

- Publicidade -

Todavia, existem o perfil de criativo confiante que dá o crédito a outros profissionais envolvidos e sabem partilhar os louros.

2. Batalha com o ego

A princípio o criativo arrogante é guiado pelo ego e pelas próprias ideias enquanto o criativo é orientado pela melhor solução e desprende-se de todo e qualquer ego.

3. Quem é você na fila da dificuldade?

Antes de mais nada vale ressaltar que existem aqui criativos que culpam os outros pelas dificuldades na hora de criar ou buscar uma solução. Assim como também por outro lado, existem criativos que seguem trabalhando e buscando soluções para contornar toda e qualquer dificuldade.

4. Amigo/a, você precisa de alguma ajuda?

Existem profissionais fechados que muitas vezes tem como resposta imediata: “EU NÃO PRECISO DA SUA AJUDA”. Do contrário, existem profissionais abertos que falam: “VAMOS CRIAR JUNTOS”.

5. Você sabe dizer não?

Por vezes, existem profissionais que aceitam todos os trabalhos que aparecem, mesmo que existam baixo retorno financeiro ou motivacional. Do mesmo modo que existem pessoas que sabem dizer não para projetos ou clientes que não sejam compatíveis com o seu negócio ou desejo.

6. Você é cru ou maduro?

Frequentemente profissionais, por vezes amadores no sentido de iniciantes, realizam trabalhos de graça por acreditar em promessas de um retorno financeiro no futuro.

Do mesmo modo existem profissionais que já caminharam um tanto em suas jornadas e sabem comunicar isso muito bem aos seus clientes ou contratantes.

7. Gosta ou não de negociar?

Aqui existem as pessoas que se esquivam, dizem que não é a atividade delas e ou sentem medo de negociar com os seus clientes.

Todavia, existem profissionais que encaram a negociação como parte do trabalho do criativo, mesmo que você por vezes tenha que elaborar contratos e emitir notas fiscais.

8. Os “sabe-tudo”

Cuidado com esse tipo de comportamento! à primeira vista alguns profissionais demonstram arrogância, acreditando ter todas as respostas e soluções.

O profissional “carimbado” e calejado demonstra um tanto de humildade e reconhece que pode aprender com cada projeto e cliente.

Conclusão

As atitudes dizem muito sobre que somos por tanto esse artigo traz algumas verdades e tópicos que podem ajudar você a analisar e decidir se você tem o perfil de um criativo mais medíocre ou confiante. Vale ressaltar que muitos profissionais ao longo das suas carreiras se transformam e aprendem constantemente com seus erros, logo, acabam por evoluir.

Mas fica a dica, cuidado para não cultivar a sua criatividade de forma egoísta e sem noção de quem você realmente é na sua jornada.

E aí, que tipo de criativo você é? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Você também pode gostar desse artigo: Como trabalhar sozinho

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.