Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

O que você sabe sobre o arco-íris? 5 curiosidades

Aprenda aqui a enxergar 5 curiosidades sobre o arco-íris

0

O arco-íris é um desses fenômenos naturais fascinantes e que todo mundo para para admitir. Se você já viu um desses por aí (provavelmente sim), sabe do que estamos falando. Mas afinal, do que é feito o arco-íris? Como ele surge?

- Publicidade -

A seguir, confira 5 curiosidades muito legais sobre esse fenômeno e, quem sabe, encontre um pote de ouro no final da sua jornada!

Como se forma o arco-íris?

arco-íris

Você já se perguntou como um arco-íris se forma? Basicamente, tudo não passa da interação entre a luz do sol e gotas de chuva suspensas no ar.

Assim, quando a luz atinge as gotas, ocorre um efeito chamado de refração. Ou seja, a luz muda de direção ao entrar na gota, sendo refletida internamente por ela.

- Publicidade -

Na sequência, a luz é novamente refratada ao sair da gota, separando-se em diferentes cores, em um prisma interno. E assim surge o que chamamos de arco-íris.

Em geral, as cores do arco-íris são 7, apresentadas nessa ordem:

  • Vermelho: é a cor mais próxima do sol. Fica na parte externa do arco-íris;
  • Laranja: segue o vermelho;
  • Amarelo: segue o laranja e está posicionado no meio do arco-íris;
  • Verde: segue o amarelo;
  • Azul: segue o verde e está localizado mais próximo do centro do arco-íris;
  • Anil: é uma cor mais escura, que se encontra entre o azul e o violeta;
  • Violeta: é a cor mais próxima do centro do arco-íris.

Se você não faltou às aulas de física na escola, deve lembrar que cada uma dessas 7 cores possui uma frequência de luz e comprimento de onda próprios.

Assim, conforme a frequência aumenta, diminui o comprimento de onda, sendo o vermelho a cor com maior comprimento de onda, e violeta, com o menor.

- Publicidade -

Juntas, essas 7 cores formam o espectro completo e visível que chamamos de arco-íris.

5 curiosidades sobre o arco-íris

Por fim, confira a seguir 5 curiosidades bastante incomuns sobre o arco-íris!

1. Arcos duplos

Talvez você não saiba, mas em certos casos é possível observar mais de um arco-íris ao mesmo tempo.

Um arco-íris duplo ocorre quando a luz salta dentro da gota de água mais de uma vez antes de escapar. Com isso, o espectro do segundo arco será invertido, e com cores mais fracas. Às vezes, é possível ver até mesmo um terceiro ou quarto arco-íris.

2. Arco-íris de noite?

Outra curiosidade interessante são os chamados arco-íris noturnos. Apesar de mais incomuns, é possível sim avistar um arco-íris nessas condições.

Contudo, é preciso que a lua esteja brilhante o bastante, e a chuva e umidade do ar estejam presentes. Neste caso, o arco-íris geralmente acaba sendo mais fraco e menos colorido. Mas não deixa de ser belo.

3. Formatos diferentes

O formato mais comum do arco-íris é em formato de arco. Porém, o fenômeno também pode ocorrer em outras formas, como o circular (uma bola de arco-íris no ar), e o chamado arco-íris de neblina, conforme a foto abaixo.

foto arco-íris de neblina

Foto: Stuart Berman / Instagram

4. Na antiguidade

Antigamente, na cultura grega e romana, acreditava-se que o arco-íris era um caminho criado pela deusa do arco-íris, Íris. Ligando, assim, nosso mundo aos dos imortais.

Contudo, embora os arco-íris sempre tenham sido presentes em mitos e religiões de diferentes culturas, ninguém fazia ideia do que se tratava esse fenômeno até meados do século XVII.

5. Faixa de Alexander

Você já notou que o espaço entre o céu e um arco-íris é mais escuro? Isso acontece porque a luz refletida nos pingos de chuva dessa parte do céu não chega até você, o observador.

Tem até um nome para isso: é a chamada faixa de Alexander, nomeada após Alexander de Aphrodisias ter descrito esse fenômeno.

Conclusão

Por fim, deu para entender por que o arco-íris segue sendo um fenômeno tão fascinante. Suas cores, sua beleza, sua vida. Tudo nos remete a algo bom. Nos conecta com a natureza.

Pode ser que nem todo arco-íris tenha um pote de ouro em seu fim, mas se traz bons sentimentos, vale a pena ser observado, não é mesmo?

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.