Aprenda a receber críticas
Certamente você já se deparou com críticas mais de uma vez, já que está constantemente cercado por especialistas que entendem mais do que você. Sarcasmo, é claro. Agora vamos compartilhar com você como criamos a nossa própria visão sobre crítica, para que você também aprenda a receber críticas e entenda porque todos nós precisamos dela.
Por que você deve ser capaz de aceitar críticas?
Primeiro, porque você as encontrará independentemente do seu desejo. E é melhor elaborar a atitude correta em relação a ela no início do que lidar com consequências internas ou mesmo complexos.
Primeiramente, a crítica é sempre uma oportunidade para melhorar o produto no qual você está trabalhando.
Você encontrará a crítica muitas vezes, independentemente do seu desejo. Portanto, é melhor elaborar uma atitude correta em relação a ela para não criar consequências e climas pesados no trabalho, por exemplo. Lembrando que elaborar essa atitude é totalmente diferente de aceitar uma crítica.
O que é crítica?
Para começar, vamos dividir as críticas em “solicitadas” e “não solicitadas“, que vai depender da sua solicitação para receber um feedback. E uma segunda classificação sobre o mesmo assunto em “construtiva” e “não construtiva“.
Seguindo essa matriz, as mais valiosas serão as críticas que caem no quadrante “solicitada – construtiva”.
Além disso, recorrer a alguém com certa experiência é mais importante do que recorrer a um iniciante.
Eles criticam não você, mas seu trabalho.
A primeira regra para receber uma crítica é a percepção de que a crítica é direcionada ao resultado do seu trabalho, e não a você pessoalmente.
Na maioria dos casos, as críticas são impessoais, sendo assim, aqueles que criticam seu trabalho podem nem saber quem você é ou qual é o seu nome.
E, no caso em que você mesmo solicitou a algum conhecido para dar um feedback sobre seu trabalho, é menos provável que eles magoem seus sentimentos com um insulto pessoal.
Portanto, não identifique as críticas consigo mesmo. No momento em que você está escutando que seu trabalho precisa de certas melhorias, você deve ao mesmo tempo saber interpretar que as palavras são direcionadas apenas para o seu trabalho, não sobre quem você é.
Crítica é aparecer ou desejo de ajudar
Se, para críticas “solicitadas“, a principal razão pela qual uma pessoa gasta seu tempo é o desejo de ajudá-lo, então, no caso de críticas “não solicitadas“, isso geralmente causa um desconforto. E esse desconforto causa um sentimento de inconveniência. Quando esses feedbacks não solicitados chegarem ao seu ouvido, saiba filtrar o que você quer levar ou não para seu trabalho, ainda mais se você conhecer quem passou as considerações para você.
Em alguns casos, as críticas podem aparecer pelo desejo de aparecer como um especialista no contexto de seu trabalho. Você certamente já se deparou com aquele colega que se intromete no seu trabalho querendo mostrar o quanto ele é experiente sobre aquilo que você está começando a construir. Nossa dica é apenas agradecer as considerações dessa pessoa e valorizar as críticas de quem realmente quer ver seu trabalho crescer sem se autopromover com ele.
Como responder às críticas?
Para começar, não há necessidade de mostrar emoções negativas. Lembre-se de que a crítica é apenas sobre um trabalho específico. Se você responder impulsivamente, pode não haver uma construção entre você e o crítico.
O segundo é filtrar o significativo do insignificante. Se a crítica não for solicitada, tente entender as causas do recebimento da mesma e a motivação da pessoa. Se as críticas caírem no setor não construtivo, faça perguntas abertas para tentar entender realmente o porque das considerações.
Onde procurar críticas?
Existem várias opções para procurar críticas:
- Os especialistas
- Amigos e parentes
- Sites
- Comunidades
- Pesquisas do usuário
Nesta lista encontramos categorias mais e menos viáveis e também mais e menos especializadas. Isso depende do que você está esperando das críticas. Fique acompanhando que logo vamos postar quais tipos de críticas você pode encontrar em cada uma dessas categorias.
Gostou desse artigo sobre como receber críticas? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade! Veja também esse artigo com sobre 5 dicas para não deixar sua apresentação feia