Afinal, por que o filme Soul está sendo tão comentado?
A última animação da Pixar é o filme Soul, lançado no ano passado. De lá para cá ele se tornou assunto em vários sites e em posts nas redes sociais. Mas afinal, por que o filme Soul está sendo tão comentado? Primeiramente, precisamos falar que se trata de um filme que agrada tanto crianças quanto adultos. Cada faixa etária pode ter um entendimento diferente sobre o filme. Mas a delicadeza com que alguns assuntos são trazidos a tona é algo que somente a Disney e Pixar poderiam fazer.
Contudo, alguns aspectos fazem com que o filme nos toque de uma maneira diferente o que faz com que levemos ele para nossas rodas de conversa. Como exemplo disso, podemos citar a empatia que criamos com o personagem principal, o Joe Gardner. Durante o filme vemos Joe um tanto frustrado por não conseguir alcançar seus objetivos. Sendo ele um apaixonado por música, seu desejo é ser reconhecido pelo seu talento. No entanto, o máximo que ele consegue é ser professor de crianças que não são lá muito boas com música. E então, quem nunca se sentiu frustrado por não conseguir algo?
Outro ponto muito forte do filme é a representatividade, pois o personagem principal de Soul é um homem negro. Além disso, boa parte do ‘elenco’ também é negra. Na cena da barbearia, por exemplo, conseguimos ver várias gerações com diferentes estilos e cortes de cabelo.
No entanto, o filme é uma boa opção para aqueles dias mais tensos, quando precisamos relaxar. Pois se trata de uma animação leve e com potencial para dar boas gargalhadas.
Por fim, não poderíamos não comentar sobre a estética da animação. Impecavelmente bem construída, ela traz alguns aspectos lúdicos, quando trata de temas como a tristeza e até mesmo os tipos de alma. Tudo isso sem tirar a seriedade com a qual alguns assuntos merecem ser tratados.
Momento He-Man de aprendizados:
Claro que precisamos fazer uma lista de aprendizados que o filme nos traz. Afinal, são vários e muito importantes:
1 ) Há beleza em todos os momentos que vivemos
Lembram daquela parte do filme, quando a alminha 22 está no corpo de Joe e se encanta com um rapaz tocando uma música no metrô? E quando ela sente o gosto da pizza? E até mesmo dela se emocionando com o vento derrubando as folhas da árvore. O ensinamento que tiramos disso é que precisamos aproveitar mais as coisas simples da vida. Ou seja, as sutilezas que transformam nossa existência em algo lindo.
2 ) Valorizar mais o que temos
O maior propósito da vida é apreciar a jornada e ser feliz com o que se tem. Percebemos a reação de Joe, quando ele descobre que seu barbeiro queria ser veterinário. Mesmo estando muito longe disso, ele é um homem feliz e satisfeito com a sua vida e profissão.
3 ) A vida não acontece só quando conseguimos atingir um objetivo
Talvez a maior lição e também o tema central do filme seja esse. Afinal, a vida passa e acontece enquanto trabalhamos em algum projeto e/ou batalhamos para atingir algum objetivo. Ou seja, a lição aqui é: a vida está acontecendo agora. Não espero ter a casa, o carro, o emprego ou seja lá o que for dos sonhos, para então decidir viver e ser feliz.
Finalmente, é ótimo para desopilar, rir e também refletir. Se não assistiu, assista! E se já assistiu nos conte o que achou do filme 🙂
Foto Destacada: Disney