Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

A democracia é melhor? O que filósofos do passado falaram sobre isso

1

Estamos passando por tempos conturbados. Governos que flertam com o autoritarismo estão em ascensão nas principais potências mundiais. Nós crescemos acostumados com a democracia e com todo o ideal que isso envolve. Por isso, só de pensar em um governo autoritário chegamos a tremer na base. Por isso o que propomos aqui é virar a chave. Afinal, a democracia é melhor? O que os filósofos do passado falaram sobre isso.

Platão

- Publicidade -

De acordo com Platão a democracia não é a melhor forma de governo não. Para o ateniense as pessoas se deixam levar pelas aparências e colocam o emocional na frente do racional na hora de escolher o candidato. Ou seja, acabam esquecendo de coisas importantes, como competências, ficha limpa e políticas públicas com embasamento científico na hora de votar. Isso pode fazer com que o melhor contador de histórias vença uma eleição.

Enfim, Platão acreditava que um governo composto por sábios e acadêmicos poderia funcionar melhor.

Aristóteles

Por outro lado, o aluno de Platão tinha uma opinião adversa a do seu professor. Para Aristóteles a democracia era a melhor forma de governo sim. Ele acreditava que sabedoria era muito mais que estudar teoria e ler livros, mas sim experiência de vida que, sabemos, só se adquire com o tempo. Resumindo, para Aristóteles, as pessoas contribuíam cada uma com sua parte de ‘sabedoria da vida’ quando escolhiam um candidato. E isso, para ele, supera o conhecimento dos sábios, afinal, estamos falando de um conhecimento coletivo.

- Publicidade -

John Stuart Mill

Para o filósofo inglês a democracia é a forma de governo menos pior. De acordo com Stuart as democracias muitas vezes não dão certo mesmo. Mas isso é resultado do julgamento dos eleitores, afinal, ninguém vota com o intuito de estar conquistando algo negativo para si mesmo. Na contramão disso, as monarquias e aristocracias, por exemplo, geralmente tem interesses antagônicos ao do povo.

Mas, liberdade é bom, né?

Por fim, flertar com o autoritarismo não é uma boa ideia e nunca foi para mim. Democracia representa liberdade e o poder de fazer escolhas, por mais que as vezes essas escolhas não deem certo. E desse modo, claro, concordo que as democracias as vezes falham. Mas, ela também nos dá a chance de repensarmos e consertarmos as coisas.

Finalmente, o que você pensa sobre as formas de governo? Qual você acha que é melhor para você, sua família e para o progresso da cidade, estado e país onde vive? Faça essas perguntas e leve em consideração o que esses grandes filósofos do passado tem a nos dizer no momento de escolher e votar no seu candidato. 2022 está quase aí 😉

- Publicidade -

Fonte: Bruno Vaiano / Superinteressante, junho de 2021

E aí, que achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

1 Comentário
  1. […] A democracia é melhor? O que filósofos do passado falaram sobre isso […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.