Golpe de assinaturas gratuitas nas plataformas de streaming
À primeira vista, perfis falsos ligados as principais plataformas de streaming, como Netflix, Amazon Prime Video e Disney+, estão sendo criados nas principais redes sociais, sendo elas, Facebook, Instagram, Twitter e TikTok. De antemão, já são mais de 500 contas falsas ativas, as quais possuem cerca de 654 mil seguidores e 2,5 milhões de curtidas.
Cuidado com o “Golpe da Netflix”; veja o que fazer!
Talvez você goste de ler:
Por que você ainda assina a NETFLIX?
Séries: músicas que estão bombando com Stranger Things
Bandidos “pescam” nossos dados
Sobretudo, as contas foram identificadas por meio do laboratório Dfndr Lab da empresa de segurança digital PSafe. Essas páginas são utilizadas por criminosos, para fornecer “assinaturas gratuitas” de plataformas de streaming, solicitando cadastro em um site, que visa recolher informações pessoais e instalar vírus.
Como acontece e como se prevenir?
Ao que tudo indica, os links acabam encaminhando os usuários até determinado site falso, e chegam por meio de mensagens via SMS, apps ou email. Segundo o executivo-chefe de segurança da PSafe, Emilio Simoni, as paginas solicitam o preenchimento de informações pessoais como CPF, endereço e número de telefone, chegando a pedir até mesmo dados do cartão de crédito ou conta bancária.
Quando o cadastro é concluído, o indivíduo deverá receber um código de uma suposta assinatura gratuita, mas na realidade, as vítimas apenas estão alimentando um banco de dados para aplicação de futuros golpes, como por exemplo, o roubo de perfis nas redes, clonagem de castões e muitos outros.
Para se preservar e prevenir, a principal dica é sempre desconfiar de promoções que ofereçam vantagens exorbitantes. Além disso, é necessário conferir nos sites oficiais se a promoção realmente é válida.
Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!