Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

4 gatilhos mentais para sua estratégia de marketing

0

Antes de mais nada, se você é um empresário ou mesmo empreendedor iniciante, você deve saber que gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo nosso cérebro, que influenciam emocionalmente e racionalmente a nossa tomada de decisão. Saber ativar esses gatilhos criativamente é uma arte capaz de gerar ótimos resultados de vendas do seu negócio. Leia atentamente os 4 gatilhos mentais para você usar agora na sua estratégia de marketing que separamos especialmente para você!.

- Publicidade -

É provável que você também goste:
Quanto custa o meu trabalho como freelancer?

3 passos para você virar freelancer

3 itens para você ser mais criativo

O que são gatilhos mentais?

- Publicidade -

Todos os dias somos bombardeados de informações e situações, logo, precisamos decidir diversas vezes por causa disso. E em meio a essas circunstancias surgem os gatilhos mentais, dispositivos capazes de ajudar o cérebro a tomar decisões evitando o nosso esgotamento diante de tantas opções. Sabe aquela hora que você senta no sofá para ver netflix e se depara com infinitas opções de séries e filmes? Pois é, alguma coisa, seja um título em destaque ou mesmo algumas sugestões feitas pelo algoritmo facilitam as suas decisões e ações dentro da plataforma. Os gatilhos mentais além de ajudarem o nosso cérebro a não entrar em colapso, criam uma espécie de “piloto automático” (call-to-action da vida real) capaz de nos educar a fazer coisas e a tomar decisões sem precisar pensar muito.

Existem inúmeros gatilhos mentais mas confira abaixo os 4 gatilhos mentais para você usar agora na sua estratégia de marketing ou mesmo na vida.

1) Escassez

Esse gatilho é muito poderoso, pois mexe com o desejo das pessoas e o valores do consciente e inconsciente da mente. Quanto mais rara é alguma coisa, mais valor agregamos a ela. Ser membro de um grupo que só aceita novos membros com convite, ter acesso exclusivo a determinado produto, ser convidado a participar de uma pré-estreia, comprar uma das 100 unidades de um produto, garantir uma das 20 vagas em um curso, enfim. Obedece a tradicional lei de mercado de oferta e procura. Vale destacar que a escassez deve ser usada como estratégia se for verdadeira mesmo senão, as pessoas podem se sentir enganadas e gerar um buzz negativo sobre.

2) Urgência

- Publicidade -

O senso de urgência acelera as pessoas a serem mais inconscientes pela falta de tempo para decidirem, ou seja, se não decidir logo pode acabar perdendo. Os sites de compra coletiva como groupon e peixe urbano fizeram fortunas com esse gatilho, assim como grandes anunciantes de televisão avisam: “só amanhã”. E mais recentemente os curso e jornadas online utilizam de datas e cronômetros regressivos para acelerar as decisões dos seus clientes.

3) Novidade

Quem não gosta de uma novidade ou é curioso? Fãs são alvos fáceis em lançamentos de um novo aparelho da apple por exemplo ou mesmo videogames, tanto é que existe até oportunidades de pré-venda, ou seja, a pessoa não se importa de pagar antes e receber depois o produto ou serviço. Se pararmos para pensar racionalmente chega a ser insano e absurdo mas a novidade atrai muita gente, gera filas e impulsiona muitas vendas.

4) Prova Social

Os outros tem a capacidade de despertar nossa curiosidade e desejo também! A avaliação das outras pessoas é muito importante para nos afirmarmos. Em épocas onde influencers e anúncios invadem as nossas redes sociais somos influenciados pelo que os outros fazem, falam e dizem. Se pessoas relevantes atestam que tal coisa resolve e é boa, é meio caminho andado para experimentarmos. E se tivermos dúvidas, números e informações que reforcem os fatos tendem a nos guiar por decisões cada vez mais balizadas pelo impulso.

Portanto, resumindo esse é interessante percebermos esses 4 gatilhos mentais para você usar agora na sua estratégia de marketing para que você possa por em prática no seu dia-a-dia, seja em publicações ou campanhas. Somente cuidado para não realizar falsas promessas ou usar de forma irresponsável com as pessoas.

Gostou desse desse artigo sobre gatilhos mentais? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga noInstagrame noFacebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!Veja também esse artigo com sobre 7 argumentos de venda para empreendedores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.