Como fazer um currículo – Tudo o que você precisa saber
Atualmente milhares de pessoas estão em busca de um emprego no Brasil, no entanto, muitas vezes não se encontram preparadas o suficiente e temem terem seus currículos descartados logo de primeira. Caso você também se sinta assim, saiba que você não está sozinho, pois são medos mais comuns do que se possa imaginar. Veja neste artigo como fazer um currículo mesmo sem experiência.
Talvez você goste de ler:
Entrevista de emprego? Se prepare com essas dicas!
Como melhorar a criatividade no trabalho? Veja 3 dicas
Dessa forma, resolvemos trazer até você algumas dicas sobre como desenvolver seu primeiro currículo, mesmo sem experiência. Confira abaixo:
Informações pessoais
Logo de imediato, o primeiro contato que o empregador terá com seu currículo são seus dados pessoais, por esse motivo você não poderá exagerar, pois, eles servirão como um cartão de visita.
Procure colocar os seguintes pontos:
– Nome completo;
– Idade;
– Endereço, incluindo CEP;
– Formas de contato;
– Endereços de redes sociais.
Mas, fique atento e não exagere ou coloque coisas desnecessárias. Então, por esse motivo, evite:
● números de documentos pessoais, como CPF e RG;
● fotos, a não ser se solicitado no anúncio. Nesse caso, ela deve ser em formato 3×4;
● endereços pouco profissionais de e-mails, como fofinha2013@gmail.com. Prefira nomecompleto@gmail.com.
Defina um objetivo profissional
Assim, depois de seguir o primeiro passo para ter um currículo impecável, você deverá traçar seu objetivo. Porém, tenha clareza, e evite coisas do tipo:
“Desejo conquistar a minha independência pessoal em um ambiente de trabalho que traga oportunidades de crescimento.”
Um texto desta forma passará a impressão de que não há um objetivo certo em sua vida. Escreva algo como:
“Desejo atuar na área de vendas, aprimorando as minhas habilidades comerciais e ganhando experiência em lidar com o público.”
Formação acadêmica e extracurricular
Após determinar um objetivo, é a hora de relatar sua formação acadêmica. No entanto, não informe que você apenas possui o ensino médio ou uma faculdade.
Veja, por exemplo, caso você tenha cursado história, faça um curso extracurricular e adquira mais informações sobre o assunto.
Trabalhos voluntários
Outro ponto que irá auxiliar na hora de montar seu currículo é mencionar seus trabalhos voluntários, ou até mesmo pequenos serviços, como, por exemplo, ajudar em um comércio local.
Qualificações profissionais
Por fim, na “Experiência Profissional”, você poderá colocar algumas qualificações, características ou até mesmo conhecimentos que você adquiriu ao decorrer do tempo que colaborarão para conquistar determinada vaga.
Então, o que você achou desse artigo sobre tudo o que você precisa saber sobre montar seu primeiro currículo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!