Na maior capital Brasileira são oferecidos inúmeros passeios gratuitos para aqueles que desejam conhecer melhor a cidade sem gastar dinheiro. Por isso, para te ajudar selecionamos 5 coisas para fazer gratuitamente em São Paulo.
Talvez você goste de ler:
Saiba por que você deve contratar um seguro viagem
1. Bairro da Liberdade
O Bairro Liberdade se caracteriza por ser o bairro mais oriental e instagramável da cidade, onde se concentra a maior comunidade nipônica fora dos territórios japoneses. No bairro Liberdade é possível você passear e curtir a decoração, o Jardim oriental e ter uma experiência na cultura japonesa sem necessariamente ir até o outro lado do mundo.
Para viver uma experiência ainda melhor, você pode visitar a famosa Feirinha da Liberdade. Ela acontece nos sábados e domingos das 10h as 17h, e conta em quase 200 barracas.
2. MASP
Levando em consideração o museu muito importante da América Latina, o Museu de Arte de São Paulo (MASP) conta com um acervo de mais de 10.000 obras de arte artistas do mundo inteiro como Tarsila do Amaral, Portinari, Van Gogh e outros.
Projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi, através de um convite de Assis chateaubriand, que é um empresário que fundou a instituição particular sem fins lucrativos. Um dos os pontos mais interessantes do prédio estão no seu vão livre que conta com mais de 70 m e a suspensão transparente dos quadros.
3. Centro Cultural do Banco do Brasil
Instalado em um prédio histórico, o Centro Cultural do Banco do Brasil é o terceiro centro cultural mais visitado no Brasil e o 65º no mundo segundo ranking da publicação inglesa The Art Newspaper, de abril de 2013.
Devido a programação diversificada que foi montada pensando naqueles que amam a arte e cultura brasileiras, a fama continua. O espaço conta com um teatro e um cinema, onde acontecem as apresentações. Algumas são pagas, entretanto, a maioria é gratuita.
4. Mercado Municipal
O Mercado Municipal de São Paulo é uma parada obrigatória para os turistas que não abrem mão de um bom planejamento de visitas que une shoppings e um tour gastronômico. Inaugurado em 1933, o charmoso prédio permite que os turistas realizem maravilhosas caminhadas entre os mais de 200 boxes que propositalmente aguçam os sentidos daqueles que os visitam.
Durante a caminhada é possível encontrar verduras, legumes, frutas, carnes, peixes, frutos do mar, massas, doces, especiarias e produtos importados de primeira qualidade. Além disso, é possível encontrar diferentes tipos de vinhos das melhores safras brasileiras e internacionais. Ainda mais, dê uma pausa para saborear as delícias que são vendidas e recupere as energias para seguir com a programação do dia. Mas não esqueça, a visita ao local é gratuita.
5. Centro Cultural de SP
Inaugurado em 1982, o centro cultural de São Paulo tem o título de “mais importante da cidade”. Projeto arquitetônico feito por Henrique Prado Lopes e Luiz Telles é considerado um dos mais significativos e exaltados da capital Paulista.
Entretanto, o objetivo foi facilitar o entra-e-sai nos grandes espaços do centro, incluindo vários acessos que ligam todas as repartições. Por isso, o Complexo abriga uma Pinacoteca Municipal, a discoteca Oneyda Alvarenga, a coleção da missão de pesquisas folclóricas de Mário de Andrade, um conjunto de bibliotecas, o jardim suspenso e espaços expositivos. Além disso, promove cursos diversos e apresentações artísticas.