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O que é o Business Intelligence?

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O Business Intelligence (B.I), conhecida por “Inteligência de Mercado”, é uma das áreas que cada vez mais tem se provado fundamental aos negócios.

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De fato, os dados levam-nos a caminhos muito mais efetivos a priori e, portanto, muito mais lucrativos para diversas empresas.

Nessa perspectiva, convenhamos que não faltam dados para analisar mundo a fora, e por isso o Business Intelligence ressalta a importância dessas análises.

O que é inteligência de mercado?

Antes de mais nada, inteligência de mercado é um conjunto de técnicas que potencializa a coleta de dados em ideias para os negócios. Semelhantemente conhecida como “inteligência competitiva” e “inteligência comercial”, esse grupo de estratégias reúne informações importantes para diversos setores das empresas.

Da mesma forma, ela também fornece insights valiosos sobre o público-alvo e a persona do negócio, o comportamento de consumo, bem como dados da concorrência.

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Apesar de ter se tornado popular apenas na última década, a inteligência de mercado é um conceito da década de 1950, do cientista da computação Hans Peter Luhn:

“A informação está sendo utilizada em um volume cada vez maior, graças ao crescimento das atividades humanas e o aumento no nível geral da educação”

Benefícios do Business Intelligence no seu negócio

Confira a seguir os principais benefícios do B.I:

  • Aumento da competitividade de mercado: observar e analisar o concorrente
  • Redução do custo de aquisição de clientes (CAC): analisa os resultados das estratégias de Marketing e Vendas
  • Tomada de decisão mais assertiva: existem dados e estudos para agir
  • Jornada do cliente “mais feliz”: a partir da interpretação do comportamento destes
  • Fomento da inovação: a cultura frequente de estudar e interpretar o mercado
  • Solução dos problemas de negócios: os dados ajudam a localizá-los e corrigí-los
  • Aumento do Retorno sobre Investimento (ROI): as estratégias tornam-se mais efetivas após análise de dados

Como aplicar a inteligência na sua empresa?

Antes de mais nada você deve encontrar profissionais de Business Intelligence, já capacitados a interpretar dados e analisar números e relatórios. Em seguida você deve implementar essas 3 fases:

  1. Organização dos dados: determine objetivos e indicadores para o seu negócio e, a partir deles, escolha os dados mais relevantes. Lembre-se que são essas informações irão fundamentar as suas decisões. Portanto, muito cuidado nessa escolha de dados!
  2. Analise os dados: posteriormente a organização dos dados, faz-se necessária a análise para observar possíveis melhoras (ou pioras), bem como para ter ideias criativas para pôr em prática. A frequência de análise de dados torna-se essencial.
  3. Ações a partir dos dados: Planeje o que você já analisou dos seus dados, essa é a hora das ações! Estabeleça a cultura de dados com a sua equipe, ou seja, evite achismos e decisões tomadas de forma equivocada.

Considerações finais

Por conseguinte, existem muitos benefícios ao que refere-se ao Business Intelligence aplicado aos negócios, conforme observamos nesse artigo. Muito mais do que saber o que é o Business Intelligence e seus benefícios é saber implementar essa cultura no seu negócio e obter melhores resultados com sua equipe.

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