Auto-isolamento, sociedade e design: o que vem a seguir?
O mundo inteiro é dominado pela palavra pesada “crise” e o design não é exceção. O que acontecerá a seguir com os designers? Como a crise afetou o trabalho de estúdios de design, o mercado freelancer e as grandes agências? Quais são os benefícios do auto-isolamento? O que acontecerá a seguir? O que esperar e o que se preparar?
São tantas perguntas para um momento tão inserto que especialmente em momentos como estes é difícil fazer planos, mesmo para amanhã. Por isso, é importante pensarmos no que estamos fazendo agora para não nos arrependermos mais tarde.
Ceder ou não ceder ao mercado digital?
Aqui a resposta é simples, estar na web não é mais uma simples formalidade. Pois, segundo pesquisa da Compre&Confie, somente no primeiro semestre de 2020 o e-commerce cresceu 26,7%. Porém, esse esforço não previsto de novas formas de vendas deveriam ter acontecido antes. O que as empresas buscam hoje, é ir atrás do tempo perdido, apagar o fogo e agora precisam fazer muito num momento de turbulência.
No meio de todas essas mudanças estratégicas necessárias para a sobrevivência dos negócios, também chegam as perguntas. Quais categorias de profissionais e serviços o mercado realmente está precisando agora? Vale a pena investir numa educação extremamente direcionada?
O que vem acontecendo em agências e estúdios de design é a valorização dos conhecidos como Especialistas Universais, além de terem uma melhor adaptação também dominam ferramentas e possuem noções sobre outras atividades. Portanto, se você não quer perder seu emprego agora não é hora de desistir, mas sim de otimizar, aprender e adaptar.
A crise se reflete na sociedade
Apesar das consequências óbvias e negativas da pandemia, onde pessoas morreram, pessoas perderam seus empregos, ficaram doentes, abstraindo disso, o mercado de design é necessário quando algo novo aparece ou quando algo é atualizado.As pessoas estão cuidando mais do seu dinheiro e não necessitam de algo super luxuoso. É neste momento que o design se faz presente para reformular produtos e formas de abordagens com a atual sociedade.
Novas experiências
Evite gastos não planejados, projetos aventureiros e duvidosos e navegue pela situação atual bom muito planejamento. Basta determinar que agora é importante não gastar seu recursos para o que lhe parece menos útil agora.
Educação e novas habilidades para busca de novos recursos, o fato é que agora é a hora de se desenvolver para aprender novas técnicas. Essa construção da comunidade em qualquer momento de crise é muito importante.
Muitas novas atividades serão abertas, incluindo on-line, mas existe uma coisa perigosa para o design, pois muitas pessoas estão sentadas em casa e estudando e irão para o design, principalmente para o mercado freelancer onde existirá uma maior competição. Incluíndo pessoas com baixo custo de orçamento para criar materiais, tornando a concorrência difícil. Para isso devemos estar preparados, por isso torne-se perceptível criando um design útil e importante.
Você pode saber mais sobre o seu valor para um trabalho freelancer no artigo Quanto custa o meu trabalho como freelancer?
O que acontecerá depois do auto-isolamento e do covid-19?
Este momento de saída do atual cenário negativo que vivemos pode ser algo favorável para quem quer finalmente lançar algo próprio. As oportunidades se tornarão mais presentes por contratos empresariais de alto valor pois passarão por uma redução significativa, e estas pequenas agências ou designer podem encontrar maiores oportunidades para a aprovação de seus orçamentos.
Muitos trabalhos já estão se tornando remotos por conta do auto-isolamento, assim a demanda de trabalhos solicitadas pelas agências ou empresas podem seguir este estilo de trabalho.
Portanto, aproveite este momento de auto-isolamento e não desperdice-0, reconfigure fluxos de trabalho, atualize seu portfólio e domine novas habilidades. Gaste este tempo com algo que lhe dará vantagens quando tudo acabar.