Como melhorar a criatividade no trabalho? Veja 3 dicas
Você se pergunta como melhorar a criatividade no trabalho?
Hoje é dia de sermos criativos! Tendo um pensamento diferente de muitos, a criatividade pode sim ser incentivada, e isso vai acabar te ajudando muito em seu ambiente de trabalho.
Talvez você goste de ler:
Entenda como funciona a criatividade e como podemos estimulá-la no dia a dia
Se você é criativo/a, precisa conhecer estes podcasts
Existem habilidades que muitas pessoas consideram totalmente naturais, como inteligência emocional, negociação, liderança, entre tantas outras. Mas o interessante é que todas estas atividades, incluindo a criatividade, podem e devem ser desenvolvidas.
Para começarmos, o que é a criatividade?
Por muito tempo a criatividade esteve relacionada a um conjunto de profissões que estavam ligadas a área artística e escrita. De fato, essa percepção não poderia estar mais desatualizada no momento em que vivemos. Criatividade, por definição nada mais é que a capacidade de criar, inventar ou ter ideias originais, uma habilidade que não depende de profissão ou área de atuação, todos somos criativos de alguma forma. Que tal aplicarmos isso em nosso ambiente de trabalho?
Segue nossas dicas sobre como melhorar a criatividade no trabalho:
O erro é um ótimo professor.
1. Arrisque mais
Nós não fomos educados para pensar de uma forma totalmente criativa, mas sim mais assertiva em executar certas funções. Todos somos excelentes em executar tarefas que nos foram pedidas mesmo que não saibamos exatamente o porquê daquilo. Já que criar novas formas de trabalhar pode levar a erros e acertos, e requer uma certa experimentação. Isso faz com que muitos deixem de tentar novas ideias, e se prendam em um sistema muitas vezes defeituoso. Então arrisque mais, não tenha medo do erro, ele é um ótimo professor.
Conheça o seu repertório, só assim você conseguirá ligar os pontos!
2. Invista em autoconhecimento
Hoje em dia podemos perder tudo, menos o nosso conhecimento. E o autoconhecimento é uma arma muito forte. A grande maioria diz que não é mais criativo “porque o mundo não deixa”, mas muitas vezes esse bloqueio pode partir da própria pessoa. Quem se conhece melhor tem vantagens em saber seus pontos fracos e fortes, logo a facilidade em lidar com situações adversas de forma criativa. Então invista em conhecimento pessoal, isso é a base para explorar suas possibilidades.
Você é a média das 5 pessoas que você mais convive.
3. Aproxime-se dos criativos
Existe um ditado na vida que diz “Você é a média das 5 pessoas que você mais convive”, então tente sempre andar próximo de pessoas que você considera muito criativas. A criatividade pode ser estimulada vendo outras pessoas criativas trabalhando ao seu redor.
Em suma, se quiser resultados diferentes, não pode sempre fazer as mesmas coisas.