O QUE É BEM-ESTAR ANIMAL?
À primeira vista o bem-estar animal é a garantia do estado do animal criado para o sistema produtivo, independentemente de sua finalidade. Além disso garante que o animal seja criado em condições adequadas e com qualidade de vida, para assim, produzir melhor.
Bora conferir o que é bem-estar animal e como isso é importante para o seu negócio.
Talvez você goste de ler:
Conheça filmes que podem lhe inspirar no mundo do empreendedorismo
A nova rede social que promove o bem-estar
Sobretudo este conceito vem ganhando força nas últimas décadas, devido ao aumento considerável da população e da preocupação perante o sofrimento animal e a qualidade dos alimentos que estão sendo consumidos.
De antemão, as condições de bem-estar diferem entre os animais, pois cada um tem sua singularidade. Mas as premissas que serviram de base para as conjunções foram as mesmas.
Conforme a Farm Animal Welfare Comittee (FAWC), que é um grupo que estuda os princípios do bem-estar animal, os animais precisam ter cinco liberdades, sendo livres de:
- medo e estresse;
- sede e fome;
- qualquer desconforto;
- dor, injúrias e doenças;
- para expressarem seu comportamento natural.
Todavia este termo só esteja sendo difundido há poucos anos, os estudos sobre o assunto são bem antigos. Foi nos anos 60 que o bem-estar animal começou a receber seus primeiros estudos, que naquela época se limitava aos bovinos. Porém hoje o conceito já foi ampliado para todos os outros animais da indústria alimentícia.
Já foi constatado que os animais são seres que conseguem sentir emoções, então tratar estes animais de forma adequada se torna uma questão humanitária e ética.
Além disso, já foi provado que as emoções dos animais interferem na qualidade dos alimentos. Sendo assim, animais que vivem sob condições favoráveis e confortáveis, produzem alimentos melhores.
Investir no bem-estar animal, influencia no bom funcionamento da fazenda, havendo menos interferências e uma melhora na produção.
Embora os animais criados hoje em dia sejam frutos de um melhoramento genético, o potencial destes só são atingidos quando eles têm uma boa nutrição, conforto animal e respeito ao seu comportamento natural.
Para isso, é necessário fazer alguns investimentos, como:
- Boas instalações: é fundamental que o ambiente que o animal está inserido tenha espaço suficiente para ele se locomover e deitar com conforto, e tenha umidade e temperatura adequadas para a espécie e idade.
- Nutrição de qualidade: uma das mais importantes praticas do bem-estar animal está em oferecer uma alimentação de qualidade para os animais, com todos os compostos e nutrientes que cada um necessita.
- Status sanitário: é dever do criador manter a saúde e a vacinação dos animais em dia, além de manter um controle de zoonose e a propriedade higienizada. Animais que apresentam qualquer injúria devem ser isolados do rebanho e receber tratamento imediatamente.
- Equipe capacitada: é muito importante que as pessoas que vão lidar com os animais estejam capacitadas para esta função, que saibam como manejá-los, cuidar de suas particularidades e que saibam agir rapidamente perante as adversidades.
Esta mudança pode aumentar os custos, em um primeiro momento, mas com certeza será um grande investimento, pois a longo prazo, a rentabilidade vai ser melhorada, devido a boa qualidade e ao aumento de produção que os animais proporcionarão.