VPNs: o que é e porque você deveria usar
A princípio as redes privadas virtuais (VPN) são softwares não complexos que foram criados para proteger a privacidade online dos usuários e dificultar a atividade dos hackers ao tornar seu tráfego e sua localização anônimas. Entretanto, você também pode usá-las para uma série de outros objetivos, como navegar com maior velocidade e segurança.
Talvez você goste de ler:
Saiba como faturar com NFTs nas redes sociais
O que são NFTs e como funcionam os tokens não fungíveis?
Depois de fazer a avaliação de mais de 200 VPNs, podemos afirmam, sem erro, que as VPNs são fáceis de utilizar e qualquer um pode usá-las. Confira abaixo as principais informações sobre elas.
O que uma VPN pode fazer por você?
As VPNs auxiliam os usuários a proteger suas principais informações.
Uma VPN pode ajudar a protegê-lo de algumas formas. Veja as principais:
1. As VPNs fazem a criptografia dos dados que são enviados pela internet
Ao se conectar a um servidor VPN, o seu tráfego de internet é criptografado. Isso quer dizer que ninguém tem a capacidade de ver o que você está fazendo online, nem mesmo o seu provedor de dados (ISP).
Porém, isso também significa que o seu provedor de internet não poderá limitar sua velocidade.
2. A criptografia impede que hackers visualizem informações confidenciais que os usuários adicionam nos sites
Isso é relevante quando você está utilizando uma rede WiFi pública, visto que é fácil para os cibercriminosos monitorarem a sua conexão em redes públicas. Entretanto, uma VPN garante que, ainda que um criminoso se aposse de seus dados, ele não irá conseguir decifrar nem os compreender.
Os sites e os serviços digitais utilizam seu IP para fazer a sua localização. No momento que você se conecta a um servidor VPN, você se torna invisível para os sites. Sendo assim, seu IP é escondido e sem acesso ao seu IP, eles não conseguem acesso a sua localização.
Os sites maliciosos podem baixar malwares e tracker em seu computador sem que você perceba. Existem VPNs que possuem uma proteção integrada e fazem a proteção do seu computador contra essas infecções.
Algumas VPNs também conseguem bloquear alguns anúncios e pop-ups.
Como as VPNs funcionam?
As VPN’s redirecionam os tráfegos por meio de um de seus servidores, e nesse servidor o tráfego é criptografado. Um exemplo: caso você esteja no Brasil e queira se conectar com um servidor nos Estados Unidos, sua VPN irá enviar o tráfego do Brasil para os EUA, de forma criptografada. Depois de criptografado, o browser perde a capacidade de ver suas atividades online, locais acessados e sua localização.
Depois, o servidor VPN irá encaminhar o tráfego utilizado para o site que você deseja acessar. Dessa forma, o site irá ver o servidor VPN como a origem do tráfego, ao invés do seu dispositivo.
Em suma, as VPNs mais eficientes utilizam centenas de milhares de servidores e atualizam os endereços IP de forma regular para que os sites não consigam bloqueá-los. Por esse motivo, você se torna um usuário completamente privado e indetectável.