À primeira vista, quem trabalha com vendas com certeza já ouviu falar de ‘copywriting’, copy para vender, pois é uma estratégia do marketing muito poderosa.
Primordialmente ela visa persuadir o cliente através de uma otimização do conteúdo digital, realizando conversão de pontos estratégicos, principalmente na linguagem usada.
Para isso, uma boa relação com o cliente é fundamental, pois o engajamento é uma parte muito necessária do trabalho de marketing.
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Por isso, sobretudo, trouxemos 8 dicas de copywriting para você ter mais oportunidades de copy de vendas.
1. Crie títulos atraentes
Em primeiro lugar você precisa desenvolver um título interessante, e que chame a atenção de seu consumidor. Um título bem feito é importante, pois muitas vezes ele é o primeiro contato do cliente com seu conteúdo.
E veja bem, um título interessante não precisa ter palavras bonitas, ele precisa ter as palavras certas! Ou seja, ele precisa ser claro e objetivo. Contudo, você tem que fazer uma promessa que vá cumprir com seu produto.
2. Conheça a sua persona
Você precisa saber com quem você está lidando. Para quem você quer vender seu produto? Quais são as exigências, as dores, as expectativas, as demandas desta persona? Sabendo cada detalhe da sua persona, você pode elaborar a linguagem que utilizará, e quais gatilhos funcionarão com ela.
3. Conecte-se com o seu cliente
Definir a persona não ajuda apenas na linguagem escolhida, mas também a criar conteúdo com os quais ela se identifica, e assim, criar uma conexão mais profunda. Você fará isso por meio de palavras adequadas, figuras de linguagens, referências que ela entenda.
4. Fique ligado/a aos termos do momento
Utilizar palavras que estão na moda sem contexto nenhum pode causar o efeito contrário e afastar possíveis clientes mais céticos. Os termos precisam fazer sentido para o seu negócio. E mesmo que faça sentido, é preciso variar o vocabulário, então sempre procure por sinônimos e variações para tornar seus títulos mais interessantes.
5. Crie o seu estilo (seja único)
Vez ou outra nos deparamos com conteúdos que sabemos quem produziu só de olhar, pois, o criador tem um estilo tão próprio, que só a aura do produto já nos remete sua autoria. Seus textos devem trazer esta essência. Criar uma identidade própria faz com que seu público crie uma conexão com você, pois ele reconhecerá seu posicionamento.
Além disso, quando você tem uma marca muito bem registrada, qualquer coisa que remeta a ela, fará com que seu cliente lembre de você.
6. Saiba contar histórias
O storytelling é uma estratégia para engajar seu público e prender seu cliente desde o começo. Para isso é preciso bastante planejamento e até prática. Durante a história, você terá que envolver o leitor e mantê-lo a ponto de ele querer chegar ao final.
Para uma copy de vendas ter sucesso é preciso conhecer muito bem sua persona, pois só assim você conseguirá elaborar uma história do jeito que ela gosta, e é claro, relacionar tudo isso com seu produto.
7. Use metáforas e comparações
Este tipo de recurso de linguagem faz com que a compreensão do texto seja mais fácil, tornando-o mais propenso a tomar decisões a favor do seu produto. Mas sempre utilize este recurso pensando em sua persona e em qual tipo de metáforas ela gostaria de ver ali.
8. Evite grandes parágrafos
Com tantas informações e conteúdos circulando pela internet, o público em geral busca por conteúdos organizados e de fácil leitura. Então mantenha seu feed organizado e passe sua ideia da forma mais fácil possível. Evite parágrafos extensos, pois isso cansa seu leitor.
O ideal é parágrafos de 2 a 5 linhas, com um texto centralizado, para não poluir a experiência do leitor.