5 passos para você ser ainda mais criativo
Você sabia que a criatividade pode ser exercitada? Isso mesmo. Mais do que isso, deve ser sempre desenvolvida e aperfeiçoada. Além disso, criatividade é para todo mundo. Por isso, listamos 5 passos para você ser ainda mais criativo.
Confira 5 passos para você ser ainda mais criativo
1 – Comece copiando
Mas como assim ser criativo copiando? Pode até parecer paradoxal, mas é uma boa estratégia para quem está começando a exercitar a criatividade. “Comece copiando o que você ama. Copie, copie, copie, copie. Ao final da cópia, você encontrará a si mesmo”, sugere o estilista japonês Yohji Yamamoto, considerado um dos mais criativos do mundo. Além disso, Austin Kleon, autor de “Roube como um artista”, fala que “aprendemos a escrever copiando o alfabeto. Músicos aprendem a tocar treinando escalas. Pintores aprendem a pintar reproduzindo obras-primas. Lembre-se: até os Beatles começaram como uma banda cover”. Porém, ele faz uma ressalva fundamental: “a mera imitação de seus heróis não é homenagem. Mas, transformar o trabalho deles em algo seu, sim, é homenageá-los. Dando algo ao mundo que só você poderia conceber”.
2 – Saia da sua zona de conforto
Segundo Tim Harford (autor de “Caos criativo”), é diante de situações imprevistas que soluções surgem com eficácia. Portanto, por incrível que pareça, o caos é amigo da criatividade. Desta forma, experimente trabalhar com poucos recursos, isso te levará a resultados criativos.
3 – Cuide da sua saúde física e mental
Lembra aquele gênio criativo estilo boêmio? Não se encaixa aqui. Cuidar da saúde física e mental, alimentação e praticar exercícios regulares ajudam demais quem trabalha com criatividade. Afinal, a mente precisa estar em dia, não é mesmo?
4 – O bloco de notas (físico ou do celular) será seu melhor amigo
Desta forma, como não temos como prever em que momento teremos uma ideia, carregar consigo um bloco de notas e uma caneta ou ainda, ter o celular para fazer anotações é ótimo para “tirar as ideias da cabeça e passar para o papel”. Isso, além de te ajudar a validar se é uma boa ideia, não te deixa esquecer. E pode ter certeza, muitas das ideias escritas em momentos mais diversos serão utilizadas no seu dia a dia. Por isso, desenhe, rabisque, anote coisas antes de levar as ideias ao computador.
5 – Equilíbrio
Mas, você já ouviu falar em “ócio criativo”, termo criado pelo sociólogo italiano Domenico de Masi? Ao contrário do que parece, não é sinônimo de “não fazer nada” ou de “preguiça”. Ou seja, significa saber equilibrar trabalho, estudo e lazer. Essa equação resulta em criatividade, experimente. E aí, curtiu este texto sobre 5 dicas para você ser mais criativo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!