Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

3 séries com contextos históricos para você aprender enquanto assiste

0

Por mais que tenhamos o hábito de assistir séries e filmes para relaxar, vale ressaltar que sempre conseguimos extrair e aprender algo de qualquer coisa que consumimos. Nesse caso, ao falarmos de séries históricas conseguimos extrair muito mais informações. Contudo, se tratando de ficção e romances, é bom sempre validar as informações para ter certeza dos fatos históricos. No entanto, alguns cenários, figurinos e contextos podem criar uma ideia na nossa mente sobre como era determinado período. E é por isso que hoje queremos trazer 3 séries com contextos históricos para você aprender enquanto assiste.

- Publicidade -

via GIPHY

1 – Outlander

Apesar de claramente se tratar de uma história de ficção, essa série também conta com alguns fatos reais. Inspirada nos livros de Diana Gabaldon, a série conta a história de Claire, uma enfermeira inglesa da Segunda Guerra Mundial que de forma misteriosa viaja no tempo e vai para a Escócia do século 18. Dessa forma, o plano de fundo da série são os conflitos que acontecem entre Inglaterra e Escócia nesse período.

Ainda, mais do que ver um pouco sobre os hábitos e vestimentas da época, podemos aprender um pouco sobre a história do local vendo alguns acontecimentos da série. Dentre eles, podemos citar a batalha de Culledon, que realmente aconteceu no local, em 1746. A luta foi entre soldados britânicos e rebeldes jacobitas que queriam Charles Edward Stuart como rei britânico. Inclusive, o personagem de Charles também aparece na série.

- Publicidade -

Da mesma forma, podemos citar os castelos que servem de cenário para a série, que ainda existem na Escócia. A medida que a série avança, a família Fraser (família de Claire) acaba vindo para as Américas. E nessas temporadas, também é possível ver um pouco sobre a colonização inglesa nos EUA. Bem como a chegada de imigrantes escoceses e irlandeses, entre outros que povoaram a o local.

 

via GIPHY

2 – Bridgerton

Essa série caiu no gosto popular e vem influenciando muitas coisas entre tendências e consumo, já ouviu falar da estética Old Money, por exemplo? O background dessa série é o período histórico da Regência londrina, época marcada por competitividade. Por sua vez, a série consegue mostrar isso muito bem ao retratar a ‘temporada social’. Entre outras palavras é a temporada em que os jovens da nobreza, em idade para se casar, são lançados a sociedade.

- Publicidade -

Além de se ter uma ideia sobre todo o contexto da época, assistindo a série podemos ter uma visão clara sobre a vestimenta da época. Ainda, citar o fato de poucos ou quase nenhum personagem usarem perucas (sim, era bastante comum na época). O que acontece é que no período em que se passa a série (1813-1827), ocorreu um aumento no imposto sobre essa peça. Isso fez com que muitas pessoas abandonassem as perucas.

Por fim, embora todos os personagens sejam fictícios, é possível ver semelhanças entre a Rainha Charlotte interpretada na série e a que realmente governou. Ela realmente era de origem africana e governou ao lado do Rei George III. Além disso, o Rei George realmente teve uma doença mental que o impediu de governar, assim como mostra a produção da Netflix.

 

via GIPHY

3 – Marco Polo

Como o próprio nome já sugere, essa série conta a história do veneziano Marco Polo, durante suas aventuras na Corte de Kublai Khan, Imperador Mongol. As histórias retratadas na série são inspirada no livro do próprio Marco Polo, intitulado Viagens. Primeiramente, podemos citar a riqueza de detalhes, tanto nos figurinos, quanto cenários, o que é capaz de nos fazer entender bastante sobre aquele período histórico.

O pano de fundo para toda série é a Guerra ente China e Mongólia, durante o século 13. Kublai Khan foi um conquistador mongol, neto do grande Gengis Khan, e que possuía planos para conquistar o mundo inteiro. Na verdade, na época, o exército mongol era realmente um dos mais fortes e Marco Polo, acabou servindo eles por 17 anos.

Por fim, é possível se ter uma ideia sobre o contexto da época e sobre alguns personagens. No entanto, é preciso ficar de olho e sempre confirmar as informações em fontes confiáveis. No caso de Marco Polo, além de fortes críticas a série, algumas pessoas ainda apontam que alguns fatos não são tão confiáveis, o que poderíamos até entender como normal, se tratando de uma série de drama e não de um documentário.

Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no InstagramFacebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.