8 pontos estratégicos em um projeto de design
À primeira vista, se você é designer ou profissional criativo você deve ficar ligado/a nos 8 pontos estratégicos em um projeto de design.
Esses pontos servem para você de certa forma revisar e formatar a melhor forma de entregar o seu projeto.
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Contudo, separamos aqui 8 pontos para você organizar junto ao seu cliente antes de iniciar qualquer projeto, bora ver.
1. Escopo do Projeto
Definir o que você deve fazer e entregar é de vital importância, inclusive descrevendo isso claramente na proposta e orçamento de trabalho de forma detalhada.
Sem uma definição clara do que será entregue como produto final pode causar problemas para você e o cliente, por tanto, defina bem qual problema você vai resolver e o que você entregará no final.
2. Orçamento
Esclarecer e aprovar o orçamento antes do início de qualquer projeto torna-se de vital importância para evitar problemas mais para frente. Aqui é o momento para você e o seu cliente entenderem se existe verba e possibilidade de negociação. Cabe aqui aquela conversa direta e amistosa como: quanto você tem para investir?
3. Definição de prazo
Normalmente surgem projetos de clientes que o prazo de entrega é “para ontem”. Isso na maioria das vezes reflete falta de planejamento, porém, se existe essa urgência, existe uma possibilidade de você cobrar uma taxa a mais pelo imediatismo do cliente. Procure criar em sua tabela de preço tipo “bandeira 2” ou mesmo um valor maior para clientes que exigem entregas com urgência.
4. Quais são as expectativas?
Sempre é bom entendermos e projetarmos quais são as expectativas do cliente em relação ao projeto. Uma conversa franca e direta na tomada de brief pode trazer pistas para você trazer tais métricas de sucesso e objetivos que o seu cliente almeja ter com determinado projeto.
5. Já teve experiências anteriores?
Clientes que nunca tiveram experiência com projetos de design requerem uma atenção maior, uma vez que você deverá explicar praticamente tudo. Porém, clientes que já foram atendidos por outros designers e agências, já sabem o que querem e o que gostam e tendem a ser mais assertivos e decididos.
6. Entender sobre a empresa
Entender sobre o negócio do cliente torna-se importantíssimo para o sucesso de todo e qualquer projeto. Logo, faça perguntas relacionadas aos seus produtos, serviços, pontos fortes, fracos, missão, valores, objetivos. O importante aqui é aproveitar a reunião para extrair o máximo de informações para organizar um dossiê para realizar o trabalho posteriormente.
7. Junte referências
Na conversa com seu cliente peça alguns exemplos e materiais de referência para entender exatamente o que ele está querendo. Além disso, vale perguntar sobre que estilos e design ele curte e enxerga como exemplos por aí.
8. Estabeleça as regras de comunicação
Combine a forma como você e seu cliente irão se comunicar, se por vídeo chamadas, presencialmente, por WhatsApp, enfim, determinem o meio oficial mais adequado e mais facilitador para ambos.
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