Como ser mais criativo em 10 passos
Criatividade é para poucos? É um dom? Pois bem, não é não! 😐 É algo que precisa ser exercitado e por isso, queremos te mostrar como ser mais criativo em 10 passos.
Talvez você já esteja cansado de ouvir essa história, mas você sabe quem foi demitido, aos 22 anos, por ‘não ser criativo o suficiente’? Ele mesmo: Walt Disney.
Como já falamos em outro post aqui do site, todo ser humano é criativo. Pois isso é uma habilidade da nossa espécie! Então, não se engane. A criatividade não é um dom ou um presente divino que apenas um grupo de sortudos possui. Muito pelo contrário, é uma habilidade que precisa ser exercitada.
Pensando nisso, separamos 10 dicas para que você possa começar hoje mesmo a trabalhar essa habilidade em você. E lembre-se: mudar um pouco a cada dia já é um grande evolução 😉
Vamos para os passos então:
PASSO 1: FUJA DA ROTINA
Realizar um caminho diferente para ir ao trabalho ou até mesmo fazer algo diferente no seu dia, faz com que você crie novas conexões e veja as coisas de uma outra maneira. Isso é importante para trabalhar a criatividade, principalmente por que ela está ligada a resolução de problemas. E você quer maneira melhor de resolver um problema que ver ele sob diferentes pontos de vista?
PASSO 2: TENHA REFERÊNCIAS
Mas como eu faço isso? Tudo é referência! Tudo que você consome: seja uma poesia, um livro, uma série, um filme e até mesmo um jantar diferente em algum restaurante ou na casa de alguém. Mas, além disso, você pode organizar suas referências em uma pasta em seu computador ou celular e consultar toda vez que você precisar de inspiração para criar algo.
PASSO 3: SEJA CURIOSO
Pode parecer óbvio ou até mesmo amplo. Mas a curiosidade está diretamente ligada as dicas acima e faz com que você aprenda coisas novas. Quanto maior o seu conhecimento do mundo, maior será seu repertório para aplicar na criação de algo ou na resolução de um problema. 😉
PASSO 4: ASSOCIE IDEIAS
Relacionar coisas que não tem ligação nenhuma entre si pode soar um pouco estranho, mas essa é uma característica da criatividade. Afinal, quando você relaciona duas ideias que não tem nada a ver, você acaba por criar algo novo. Vamos tentar? Imagine algo (pode ser produto, serviço, ou que você quiser), que una os temas fábrica de tecidos e brigadeiro.
PASSO 5: VÁ SEM MEDO!
Não tenha medo de novidades e de errar, pois isso é um passo para começar a treinar sua criatividade.
Novidades são boas, pois como já vimos, ampliam nossas referências e fazem com que façamos associações mais facilmente com outras ideias. Já o errar, que tal trocar pela palavra tentativa? Afinal, é preciso persistência para alcançar um objetivo, não é mesmo?
Então, vá sem medo e jogue suas ideias para o mundo! (tudo bem se você quiser jogar no papel antes, hehe)
PASSO 6: SEJA PERSISTENTE!
Talvez a primeira ideia não seja lá tão boa assim… mas não desista! Vá fundo e esgote todas as suas ideias. Um segredinho: muitas vezes esgotar todas as ideias nos faz perceber que a primeira era boa, muito boa. Mas foi preciso muito trabalho para ver isso. Então, não pare. Continue e tente não se frustrar por ideias que não deram certo, leve a sério a dica anterior 😉
PASSO 7: TREINE SEU CERÉBRO
O cérebro, assim como os músculos do nosso corpo precisa manter atividades para não ‘atrofiar’. Essas atividades do cérebro (que não é um músculo, deixando bem claro, hehehe) são as dos neurônios, para sermos mais específicos.
Enfim, um bom ‘treino’ para os nossos cérebros são: palavras cruzadas, xadrez, leitura e qualquer atividade que exija um pouco de capacidade mental. Isso pode te ajudar a gerar ideias com mais rapidez, graças aos nossos amados neurônios. ❤️
PASSO 8: DESCANSAR É IMPORTANTE
Ter um momento para fazer algo que te faz feliz é importante, já que pode te deixar mais relaxado e com mais ânimo, além do mais, seu cérebro precisa de um tempinho para processar as informações. Por isso, tenha hobbies, divirta-se e tente descansar bem.
PASSO 9: FAÇA MAPAS MENTAIS
E chega aquele momento de tensão onde todas as ideias parecem se misturar e nada mais faz sentido? Calma, respira e organiza um mapa mental!
O Mapa Mental é uma ferramenta muito boa para organizar e conectar as ideias. Você começa de uma ideia central e vai abrindo ramificações, ligando todos os pontos. Dessa forma, as suas ideias aparecem abertas e conectadas, para você poder consultar elas de maneira prática sempre que precisar. 🙂
PASSO 10: SAIBA SEU MOMENTO (E ESTEJA NELE!)
Entenda em que momento você está. Afinal, momentos de inspiração surgem e o ideal seria aproveitar eles. Por outro lado, podemos persistir, e ‘criar’ o nosso momento de inspiração.
Mas é preciso encontrar um limite entre a persistência e a simples perda de tempo. Ou seja, não serve de nada mentir para si mesmo e ficar horas na frente do computador (ou onde quer que seja) sem conseguir se concentrar no que está fazendo.
Por isso, aqui vai outra dica importante: quando for fazer algo, tente estar 100% naquilo, com atenção total. Talvez uma meditação ou técnicas de mindfulness podem te ajudar a treinar isso.
E mais uma vez, lembre-se: criatividade não é dom… é muito trabalho!
E para provar isso vou citar uma fala de uma professora minha na faculdade, onde ela falava sobre o desenho (desenho vai ser assunto para um outro post, eu sei, mas acho que a citação cabe muito bem nesse contexto):
“Se desenhar fosse um dom eu não teria emprego.”
Esperamos ter ajudado! Deixe seus comentários aqui e vamos trocar uma ideia. 😊
Referências: Viver de Blog e We do Logos
Veja também esse artigo sobre 4 receitas com alimentos que você normalmente jogaria fora.