Por que o Facebook trocou de nome?
Você reparou nos últimos dias que o Facebook mudou de nome? Se você não sabe de antemão o que anda acontecendo, leia esse artigo.
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Antes de mais nada, é importante esclarecermos que existe uma empresa-mãe chamada Facebook, uma holding que abaixo dela detém outros negócios como: WhatsApp, Instagram e Messenger.
Em outras palavras, Mark Zuckerberg destacou o reposicionamento das marcas, uma vez que a Meta possui como core business o foco em “conectar pessoas”, deixando mais abaixo do guarda-chuva de marcas o Facebook como rede social.
Confira aqui o Mark anunciando essa mudança:
“I am proud to announce that, starting today, our company is now Meta.”
— CEO Mark Zuckerberg announces Facebook’s new name. pic.twitter.com/6YYaEKcufj
— The Recount (@therecount) October 28, 2021
Agora o facebook se chamará Meta?
Na última quinta-feira, dia 28 de novembro, Mark Zuckerberg anunciou que a companhia a partir de agora será rebatizada de Meta, uma vez que não faz mais sentido para o plano futuro da empresa.
Essa mudança do Facebook reflete uma lógica mercadológica, do mesmo modo que vimos o Google em 2015 trocar o nome para Alphabet, organizando o portfólio de marcas e reposicionando o Google como uma ferramenta de buscas.
O que é o tal de metaverso?
Em um dos projetos de futuro da Meta existe a construção do metaverso, tecnologia que cria uma nova experiência das pessoas com o mundo digital. Segundo entrevista ao The Verge, foram gastos esse ano algo em torno de 10 bilhões de dólares para a elaboração desse ecossistema imersivo de realidade virtual.
Conclusões
Em conclusão, vale lembrarmos que nos últimos anos a empresa tem passado por crises de segurança como o vazamento de dados e relatórios internos. Do mesmo modo, questões mais específicas políticas e dilemas como lucratividade e segurança de dados no Facebook e os efeitos negativos do Instagram nos jovens.
Desse modo porém, a luta pela atenção das pessoas sempre fez parte dos objetivos da empresa. O Facebook por tanto deixa de ser a marca principal (virando sinônimo de rede social para seus usuários), nesse sentido, a mudança torna-se coerente alinhada a visão de futuro do negócio.
E aí, o que você dessa mudança do Facebook? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!