Você é um funcionário criativo? Tem o “borogodó” que as empresas procuram? confira aqui!
Entenda por que VOCÊ tem que ser um funcionário criativo e com o tal de “borogodó”
Você já ouviu falar em “borogodó”? Essa palavra, que define a criatividade e engenhosidade únicas do povo brasileiro, está ganhando destaque no cenário profissional. A Transcriativa, uma aceleradora, descreve o termo como a habilidade de resolver problemas de maneira inovadora e única. Eles realizaram uma pesquisa com 1.200 brasileiros para entender melhor essa característica.
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O Valor da Criatividade no Mercado de Trabalho
Segundo Natália Montibeller, co-fundadora da Transcriativa, a criatividade é um diferencial competitivo no mercado de trabalho. O pensamento criativo está entre as principais habilidades que devem ser desenvolvidas até 2027, de acordo com o Fórum Econômico Mundial.
Um estudo da consultoria McKinsey também prevê um aumento de até 40% na demanda por profissionais criativos até 2030 na Europa e nos Estados Unidos.
Resultados da Pesquisa: Onde Está o Borogodó?
Apesar da importância da criatividade, apenas 37% dos participantes da pesquisa se consideraram criativos. No entanto, as mulheres se destacaram um pouco mais nesse aspecto, com 39% delas se identificando como criativas em comparação com 34% dos homens.
Desvendando o Conceito de “Borogodó”
As respostas dos participantes para definir o “borogodó” foram variadas, incluindo atratividade pessoal, charme e gingado, além de termos como forró, felicidade e malícia. No entanto, 27% dos participantes afirmaram não possuir essa característica, com os homens representando a maioria nesse grupo.
Além disso, 36% disseram não saber se possuem o “borogodó”, com as mulheres se destacando um pouco mais nesse aspecto.
Educando sobre o Borogodó: Sinônimo de Criatividade
Natália Montibeller destaca que o desconhecimento da expressão pode influenciar as respostas dos participantes.
Por isso, a missão da Transcriativa (e de outras empresas focadas em formação criativa) é educar as pessoas sobre esse termo, para que compreendam o “borogodó” como sinônimo de criatividade. O objetivo é capacitar mais brasileiros a explorar seu potencial criativo e se destacar no mercado de trabalho.
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Fonte: revista exame