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Universidade Propõe Regras para Uso Responsável de ChatGPT e IA nas Atividades Acadêmicas

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O crescente uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA), como o ChatGPT, por estudantes universitários tem levantado questões sobre ética e responsabilidade acadêmica.

Diante desse cenário, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) decidiu tomar medidas proativas, instituindo uma comissão para criar regras que orientem o uso dessas tecnologias nas atividades acadêmicas.

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Desafios e Propósitos da Comissão

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A comissão, liderada pelo professor Virgílio Almeida do Departamento de Ciência da Computação, enfrenta o desafio de equilibrar a utilidade dessas ferramentas com a preservação da integridade acadêmica. O uso indiscriminado do ChatGPT, conhecido por gerar conteúdos de forma rápida, levanta preocupações sobre a originalidade e confiabilidade das entregas dos estudantes.

Segundo Almeida, a proposta da comissão vai além de estabelecer regras; ela busca maneiras de capacitar o corpo docente para lidar com as novas tecnologias. Professores precisarão ser treinados para identificar trabalhos realizados por IA, avaliá-los de maneira apropriada e orientar os alunos sobre o uso ético dessas ferramentas.

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Reflexão sobre a Ética e a Velocidade da Inovação

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A reitora Sandra Regina Goulart Almeida destaca a relevância do tema, considerando o impacto já observado do uso dessas ferramentas. O avanço rápido da inteligência artificial exige que instituições educacionais estabeleçam critérios éticos e práticos para lidar com essa nova realidade.

A reitora enfatiza a importância de tratar a tecnologia de maneira ética, reconhecendo seu potencial de contribuir para o aprendizado.

Composição da Comissão e Multidisciplinaridade

A comissão é composta por professores de diversas áreas, refletindo a multidisciplinaridade necessária para abordar os desafios impostos pelo uso crescente de IA nas universidades. Além do professor Virgílio Almeida, participam da comissão especialistas em Direito, Medicina, Ciência Política, Comunicação Social, Letras e Engenharia Eletrônica.

Conclusão: Adaptação Responsável ao Futuro da Educação

O esforço da UFMG em estabelecer regras e capacitar seu corpo docente evidencia uma postura proativa diante dos desafios éticos apresentados pelo uso crescente de tecnologias como o ChatGPT.

Ao criar um ambiente que promove o uso responsável da IA, a universidade visa garantir que a inovação tecnológica ocorra em harmonia com os valores acadêmicos e éticos, preparando professores e alunos para um futuro educacional adaptado às demandas do século XXI.

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