Eu não gosto da célebre frase capitalista: “Enquanto alguns choram, outros vendem lenço”. No entanto, ao mesmo tempo que a pandemia destruiu alguns mercados e trouxe muito luto e tristeza no mundo inteiro, outros mercados se aqueceram e passaram a produzir e consequentemente lucrar mais. E, esses segmentos que passaram a vender mais durante a pandemia, também precisam de trabalhos de nós, designers, sem falar no enorme número de novas empresas abertas em 2020. Por isso, vamos dar uma olhada nas 3 áreas do design que vem crescendo na pandemia.
1 – Identidade Visual
De fato, a maior parte dos empreendedores estava criando consciência sobre a importância de uma identidade visual na comunicação de seus negócios. Mas, a pandemia chegou e acelerou esse processo. Afinal, muitas empresas tiveram que se reinventar e passar a ter uma presença digital maior. E, se no mundo físico você consegue sobreviver pois ‘todo mundo já te conhece’, no virtual a história é um pouco diferente. Além de ter uma concorrência mais ampla e maior, é preciso conversar também com a geração mais nova, que vai ou que está começando a consumir. E para isso, ter uma identidade que comunica bem a sua empresa é fundamental.
Além disso, em 2020 mais de 3 milhões de novas empresas foram abertas. Todas elas precisam de uma comunicação. O ano passado representou um recorde histórico no número de empresas abertas no país. Claro que precisamos entender a realidade de que muitas foram abertas pelo chamado: empreendedorismo de necessidade. Mas enfim, todo mundo precisa de uma identidade visual para se comunicar.
2 – Social Media
Um efeito da pandemia e do ‘isolamento’ que estamos vivendo desde então é o aumento do uso das redes sociais. Nós acabamos ficando mais horas do nosso dia nas redes, pois é o nosso meio de contato com o mundo exterior e com as pessoas.
Com isso, muitas empresas direcionaram a verba que seria utilizada em materiais offline para o meio digital. E aquelas que ainda não apareciam nas redes sociais, começaram a fazer esse trabalho também. Desse modo, a demanda por designers que atuam na criação de materiais para mídias aumentou.
2 – UI/UX
Da mesma forma, as pessoas passaram a conhecer mais marcas e comprar online. E, se uma loja prezava por uma boa experiência quando as pessoas visitavam o seu espaço, agora isso deve ser levado para o digital. Daí surge a necessidade de designers que atuem com UI/UX para trazer cada vez mais experiências e facilidade na hora do uso de plataformas, sejam elas apps, e-commerce ou até mesmo um site institucional.
As coisas mudaram e ponto
Finalmente, muitas pessoas já aceitaram que as coisas mudaram e não voltarão a ser como eram em 2019. Mesmo com o tão sonhado fim da pandemia. Por isso mesmo, é sempre importante estar de olho no mercado e saber como que a sua profissão se encaixa no atual cenário.
Fonte: @marcelokimuradesign / Marcelo Kimura