Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

ESTE é o fim dos pedágios no Brasil? Conheça o sistema FreeFlow

0

Será o fim dos pedágios no Brasil? Confira mais sobre a situação atual dos pedágios e concessões no Brasil, e uma das soluções que estão sendo pensadas para resolver o problema! 👇

- Publicidade -

Não é segredo que o Brasil possui uma das maiores malhas rodoviárias do mundo. Mais especificamente, nosso país leva a 4ª posição no ranking global. Porém, existe um problema: atualmente, apenas 11% dessas estradas são pavimentadas. Sem contar que a situação das rodovias brasileiras tem se deteriorado ano após ano.

Apesar desse cenário, um grande número de estradas no Brasil é administrado por concessionárias privadas, que são financiadas por meio dos conhecidos pedágios. Atualmente, o Brasil possui cerca de 26.000 km de rodovias privatizadas e quase 500 pedágios.

Só que nem todo mundo gosta desse sistema, uma vez que os valores cobrados nem sempre se convertem em boas estradas. Por isso, este modelo está cada vez mais caindo no conceito dos brasileiros. Será esse o fim dos pedágios?

Confira a seguir!

- Publicidade -

Talvez você goste de ler também:

O Poder dos Perfumes Masculinos: 4 Fragrâncias que Hipnotizam Instantaneamente

PicPay inova com aluguel de iPhone por R$ 120/mês, entenda

O fim dos pedágios no Brasil? O problema das concessões e o alto valor cobrado

Uma questão unânime em relação aos pedágios é que, em muitos casos, o valor cobrado é muito alto, estando acima do que seria justo em vista das condições de infraestrutura oferecidas.

O canal de youtube Elementar abordou este assunto em um de seus vídeos, com o título “Novo Sistema substituirá os Pedágios no Brasil”. Segundo o youtuber Tales Passos, dono do canal e criador do vídeo, o sistema de pedágios no Brasil ainda gera muita controvérsia.

- Publicidade -

“Segundo a Confederação Nacional da Indústria, 8.400 km das rodovias concessionadas deveriam cobrar tarifas mais baixas pelas condições de infraestrutura oferecidas. O sistema arcaico de praças de pedágios força a parada dos carros, causa congestionamentos, toma tempo da viagem e ainda causa impactos ambientais. Sem falar na imprevisibilidade: enquanto alguns pedágios aceitam todas as formas de pagamento, outros aceitam apenas dinheiro. Como se alguém em 2023 andasse com moedas na carteira”, afirma Tales.

A solução, segundo ele, seria tornar o sistema de pedágios mais justo e eficiente, para que o brasileiro sinta que o valor pago realmente é bem utilizado. Pensando em resolver o problema, o Brasil já vem apostando no sistema FreeFlow, que já foi implantado em algumas áreas do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul.

A ideia desse sistema é mudar a forma como os brasileiros pagam pedágios, permitindo viagens contínuas e pagamentos eletrônicos.

Além disso, o FreeFlow pode contribuir para a padronização das taxas de pedágio, calculando-as com base nos quilômetros percorridos.

E como funciona o sistema FreeFlow?

pedágios

Diferentemente dos sistemas de tags tradicionais, como SEM PARAR, Conect Car e Veloe, o sistema FreeFlow não é apenas um novo dispositivo: ele é um conceito que visa substituir os pedágios físicos por um sistema eletrônico mais eficiente.

O objetivo é que os motoristas possam pagar pelo pedágio sem a necessidade de parar seus veículos, tornando as viagens mais rápidas e seguras.

Além disso, a tecnologia empregada no FreeFlow é bastante avançada, usando scanners a laser para criar imagens em 3D dos veículos, identificando características como altura, comprimento, número de rodas e até mesmo os eixos de caminhões.

Para a cobrança, são utilizados sensores de radiofrequência que reconhecem as tags instaladas nos veículos, e assim o valor é descontado automaticamente. Como uma TAG, porém mais padronizada e eficiente.

Por fim, além de tudo isso, o FreeFlow ainda pode ajudar na fiscalização de infrações de trânsito e veículos clonados, o que na prática trará maior segurança nas estradas. As tags usadas no sistema também podem ser aceitas em várias operadoras, tornando esse sistema mais conveniente.

Quando o novo sistema passará a funcionar?

E quando vai entrar em vigor? Bom, a implementação do primeiro pedágio com o sistema FreeFlow no Brasil já aconteceu no final do ano passado, na rodovia Rio-Santos. Em 2023, a tecnologia foi enfim autorizada para uso em rodovias estaduais em 2023, tendo um período de experiência de dois anos.

Dessa forma, se tudo der certo, é provável que em até dois anos este novo sistema já esteja sendo utilizado em praticamente todo o país.

Vale dizer que a implementação do FreeFlow no Brasil segue uma tendência global, com um sistema semelhante já sendo utilizado na Ásia, Estados Unidos, Chile e Austrália.

E aí, gostou de saber mais sobre a possível modernização dos pedágios no Brasil? Para mais conteúdos como esse, fique de olho no Seja Criativo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.