Concurso Internacional premia 13 vinhos brasileiros entre os melhores do mundo!
Se você é um amante de vinhos, sabe que em praticamente todos os concursos internacionais de vinhos as marcas brasileiras são destaque. E não foi diferente dessa vez, no concurso Mondial des Vins Extrêmes de 2023, que teve 13 rótulos de vinhos brasileiros entre os seus premiados.
E não é de hoje que os vinhos brasileiros têm ganhado destaque e reconhecimento internacional. Muitas marcas já inclusive ganharam prêmios e elogios de especialistas de todo o mundo.
Atualmente, o Brasil possui diversas regiões vinícolas importantes, como o Vale dos Vinhedos no Rio Grande do Sul, a região da Serra Gaúcha, e a região do Vale do São Francisco em Pernambuco e Bahia.
Assim, entre vinhos brancos, tintos e espumantes, o concurso teve a inscrição de 863 vinhos, sendo apresentados por adegas de 26 países ao redor do globo. Desses, 284 foram selecionados por 45 degustadores internacionais, incluindo enólogos brasileiros como André Peres Júnior e Dirceu Scottá.
O resultado de quais são os vinhos brasileiros escolhidos como alguns entre os melhores do mundo você verá a seguir. Então, continue a leitura e confira!
13 vinhos brasileiros que estão entre os melhores do mundo, segundo concurso
Assim, de acordo com a organização, o concurso avalia vinhos produzidos em regiões consideradas extremas, e que hoje correm o risco de desaparecer. Dessa forma, é o único evento de vinhos atualmente voltado para vinhos produzidos nesta condição.
Como já mencionamos, os vinhos forem selecionados por um júri de degustadores, incluindo enólogos e jornalistas do setor de diferentes nacionalidades. Para isso, foram criadas comissões de cinco degustadores cada, usando um sistema inteligente e digital para cadastrar as notas em 9 diferentes categorias.
Cada jurado fez a sua própria avaliação e decidiu a nota final com base em fatores como cor, limpidez, aroma e, claro, sabor. Ao todo, o concurso de vinhos distribuiu 45 Grandes Medalhas de ouro e 239 medalhas de ouro regulares, além de outros 19 prêmios variados.
E com o resultado final, 13 vinhos brasileiros acabaram entre os melhores produzidos ao redor do mundo. A seguir, vamos conferir quais são esses vinhos, seus rótulos e as marcas premiadas.
Lembrando que o concurso apenas avalia vinhos produzidos em regiões inóspitas ou situações consideradas extremas, seja por conta do fator do clima, da localização, ou outros.
Confira agora quais são os melhores vinhos brasileiros segundo o concurso
Então, sem mais delongas, confira a seguir quais foram os melhores vinhos brasileiros selecionados pelos jurados do Mondial des Vins Extrêmes 2023. Veja se você conhece algumas das marcas e rótulos que serão citados a seguir:
Top 3 Grande Medalha de Ouro vinhos brasileiros
- Jolimont Reserva Pinot Noir 2021, da Vitivinícola Jolimont;
- Quinta da Neve Touriga Nacional 2022, da marca Quinta da Neve;
- Vivalti Touriga Nacional 2020, da Vinícola Vivalti.
10 vinhos que receberam Medalha de Ouro
- Distinto Licoroso 12 Anos 2011, da Vivitinícola Don Affonso;
- Garibaldi Espumante Viognier 2022, da Cooperativa Vinícola Garibaldi;
- Jolimont Arinarnoa Querências 2020, da Vitivinícola Jolimont;
- Jolimont Cabernet Sauvignon Gran Reserva 2017, da Vitivinícola Jolimont;
- Jolimont Reserva Morro Calçado Cabernet Sauvignon 2021, da Vitivinícola Jolimont;
- Quinta da Neve Pinot Noir Cuvée de Safras 2021, da Quinta da Neve;
- Soliman Romerwein Reserva Chardonnay 2022, da Soliman Indústria E Comércio de Vinhos Finos;
- Vivalti Assemblage 2021, da Vinícola Vivalti;
- Zanotto Espumante Natural Brut Champenoise 2018, da Vinícola Campestre;
- Zanotto Sauvignon Blanc 2022, da Vinícola Campestre.
E então, você conhecia alguns dos vinhos desta lista? Com esse texto, agora você tem mais conhecimento sobre essa bebida e certamente vai querer ir atrás de saber mais sobre as marcas citadas. Afinal, quem não quer apreciar algumas das melhores bebidas do mundo, não é mesmo? 🙂