Muitos designers sabem que é impossível chegar a uma solução única a partir da cabeça, até produtos inovadores foram criados tendo em vista o que foi criado anteriormente. Portanto, todo designer que se preze recorre a copiar trabalhos de outras pessoas e usar referências. Mas existem aqueles que erram e recorrem ao roubo total. Então, vamos falar hoje sobre como usar referências sem remorso.
Se você pegou uma solução de interface pronta, alterando apenas alguns elementos nela, infelizmente, você pode ser acusado por outros designers e pego em um roubo.
Como usar referências e não ter medo
Existem muitos designers que têm medo de usar referências, consideram-se impostores, e ficam desapontados consigo próprios quando não conseguem encontrar uma solução única. Acompanhar tendências é parte integrante de nosso trabalho.
O que fazer sobre isso?
Cada layout de design consiste em três partes principais:
1. blocos funcionais
2. gráficos (cores, fontes, linguagem visual)
3. composição (disposição dos objetos).
A ideia é buscar uma referência para cada um desses elementos separadamente e sintetizar em seu conceito. Então será uma cópia saudável das decisões de design.
Ao desenvolver layouts de design, a principal coisa a lembrar é o objetivo principal do design – resolver o problema do usuário. Às vezes os usuários não se importam com quais fontes ou cores estão no site, o principal é a tarefa rápida. Os designers muitas vezes esquecem isso, e em vão.
Obs: Uma grande dica de leitura sobre este assunto, é o livro “Roube como um artista” do Austin Kleon. Onde você pode encontrar 10 dicas incríveis sobre como utilizar trabalhos existentes para suas criações.
Então, o que achou desse artigo sobre Como usar referências sem remorso? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!
Você também vai gostar desse artigo sobre com conheça o Photoshop 2021.