Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Como a cultura do cancelamento mudou as nossas vidas

0

Não é novidade para ninguém que a cultura do cancelamento, infelizmente, está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Seja no trabalho ou amigos, ela está em todo o lugar e se tornou ainda mais frequente após o início da pandemia. Com o início do #BBB21, estamos acompanhando ainda mais esse comportamento, dentro e fora da casa.

Mas afinal, o que é a Cultura do Cancelamento?

- Publicidade -

O ato de cancelar uma pessoa virou uma prática usada por muitos, principalmente, nas redes sociais. Inclusive, “cultura do cancelamento” foi eleito o termo do ano de 2019 pelo Dicionário Macquarie, que seleciona todos os anos as palavras e expressões que mais caracterizam comportamentos humanos.

E como isso acontece na prática?

Existem inúmeras maneiras de cancelar outra pessoa, seja em um grupo de amigos, na família ou trabalho, entretanto, existe um lugar onde o cancelamento reina: a INTERNET, mais especificamente, nas redes sociais. É lá onde tudo acontece o tempo inteiro, de forma rápida e fácil. Sempre há um clique de distância entre você e um universo de pessoas.

Na prática, todos estão sujeitos ao cancelamento, entretanto, o que vimos até agora é que pessoas que se expõem, erraram, pensam diferente e, principalmente, famosos são cancelados com mais frequência.

- Publicidade -

Mas quando uma pessoa é cancelada?

Geralmente uma pessoa é cancelada quando comete algum erro, é incoerente em suas falas e atitudes, entre outros. Pois bem, é neste momento em que a internet se une para realizar um linchamento digital. Ou seja, deixar de seguir determinada pessoa, pedir a expulsão da mesma de um programa, cobram de marcas o cancelamento de contrato com a pessoa e assim por diante.

Um exemplo atual de cancelamento digital e também em grupos é o da Karol Conka. A cantora que está participando do #BBB21 tornou-se nos últimos dias uma canceladora dentro do programa e está sendo cancelada por suas atitudes fora dele.

- Publicidade -

Este é um dos exemplos de cancelamento, entretanto, existem inúmeros outros que poderíamos citar aqui muitos outros. Afinal, todos os dias vemos alguém passar por isso.

O fato é que essa “cultura”, este ato de cancelar, vem mudando a forma como as pessoas se expressam, sentem e agem. Podemos perceber isso nas primeiras falas dos participantes do BBB21, onde o assunto cancelamento foi muito fomentado. Desta forma, vemos muitas pessoas deixando de ser autênticas para seguir um padrão super correto e fugir do linchamento digital. Mas isso vale a pena?

Estamos de comum acordo que existem assuntos e atitudes que precisam ser fomentados e cancelados, mas, ninguém mais tem o direito de errar?

Por fim, o que estamos trazendo aqui são fatos e um pouco da história de como acontece um cancelamento, mas, queremos deixar claro que somos totalmente contra esta prática.

Então, o que achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Você também vai gostar desse artigo sobre com porque o cancelamento digital ganhou tanta força?

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.