Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Sim, dormir bem EMAGRECE (de verdade)

0

Sim, dormir bem EMAGRECE (de verdade), pode parecer um clickbait, mas juro que não. É praticamente um consenso na comunidade científica. E o oposto também é verdade: dormir mal engorda.

Por que Dormir bem Emagrece?

- Publicidade -

Existem vários motivos que dizem que uma boa noite de sono pode te ajudar a perder uns quilinhos, aqui, vamos elencar os principais. Antes, é importante reforçar que cara organismo funciona de maneira diferente. Dietas que funcionam para uma pessoa, nem sempre vão funcionar para outra. Resumindo: A Melhor dieta é a que você consegue fazer.

Isso é importante ser dito, pois muitas vezes colocamos todas as nossas esperanças de perder peso em uma única dieta milagrosa. Logo, quando falhamos e não conseguimos nos adaptar, ficamos angustiados. Portanto muitas vezes isso pode até fazer com que voltemos a nos estressar, e consequentemente, dormir mal.

Então agora vamos aos motivos que mostram que Dormir bem emagrece, e dormir mal engorda.

 

Dormir bem regula seu metabolismo

- Publicidade -

Ao dormir bem, nosso organismo aumenta a liberação da leptina, que é um hormônio relacionado com a sensação de saciedade. Além disso, diminuímos a produção de Grelina, outro hormônio produzido no estômago que é responsável por controlar a sensação de vontade de comer. Além de regular o quanto de gordura você armazena no seu corpo.

Esses dois hormônios são regulados durante o sono. E uma boa qualidade de sono pode ajudar a equilibrar seu organismo, a ponto de te fazer acumular menos gordura.

Além disso, dormir mal pode te fazer consumir em média 300 calorias a mais no dia seguinte. Vários estudos apontam isso. Dentre eles um publicado na Nature, feito em conjunto pelo Instituto de Neurociência e o Departamento de Psicologia da Berkeley, nos EUA.

Diminui a ansiedade

- Publicidade -

Pode parecer óbvio, mas um dos benefícios de dormir bem, em horários estipulados e por tempo suficiente é a redução da ansiedade. Além do mais, a ansiedade é talvez um dos maiores responsáveis por comer demais. Já que uma pessoa ansiosa demais terá seus hormônios bagunçados, e a vontade de comer pode ser uma oportunista nessas horas.

Logo, nós comemos mais por hábito, existem fortes divergências entre pesquisadores sobre a existência ou não do “Vício em comer”. Como mostra esse estudo da APA, comer demais pode estar fortemente relacionado com nossos hábitos. Não chega a ser um vício, especificamente.

Portanto, é aí que a ansiedade pode complicar ainda mais as coisas, e embaralhar tudo. Quando nos sentimos ansiosos, tendemos a nos agarrar em algo que nos dê conforto, e isso pode ser o ato de comer.

 

Quer saber mais?

Enfim, o que inspirou esse artigo foi um episódio do Podcast Naruhodo: Por que sempre tem espaço pro doce? Fica a dica, ouça e entenda um pouco mais sobre como nossa cabeça funciona. Além de conhecer esse ótimo podcast.

 

Então, o que achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Você também pode gostar: 3 Motivos por quê você deveria ler “O terceiro Prato”, de Dan Barber

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.