Todos sabemos que vivemos uma crise em relação ao plástico. Contudo, alternativas criativas a ele surgem o tempo todo, tanto quanto maneiras de viver utilizando menos plástico e consequentemente gerando menos lixo. Seguindo nessa ideia, grandes marcas já estão repensando o ciclo de suas embalagens, bem como o de alternativas mais ecológicas. E agora chegou a vez da Coca-cola, que apresenta garrafa sustentável feita de papel.
Mas, precisamos ter cautela. Ou seja, você ainda não vai encontrar elas nos mercados por aí. Afinal, estamos falando de um protótipo. O projeto é desenvolvido em parceria com a startup dinamarquesa Paboco ou Papel Bottle Community que é responsável por apresentar alternativas sustentáveis para substituir embalagens plásticas. Seu foco é na utilização de papeis sustentáveis na composição de garrafas.
De acordo com o gerente de embalagem da Coca-cola, esse protótipo ainda possui uma tampa e um revestimento de plástico. Mas o intuito é criar uma garrafa que possa ser reciclada como qualquer tipo de papel. Há alguns fatores técnicos que são levado em conta para eliminar totalmente o plástico das embalagens, como: entender como a garrafa se comportará na geladeira, bem como por quanto tempo a bebida estará protegida em seu interior.
De qualquer modo, já é um começo rumo a uma embalagem mais sustentável. A empresa anunciou a novidade em um vídeo bem curto. E infelizmente, não há informação sobre quando poderemos encontrar essas embalagens nas prateleiras dos supermercados.
Desvendando a garrafa de papel da Coca-cola
Claro que você está curioso para saber como e com o que essa garrafa é construída. Por isso, a boa notícia: a Paboco traz isso de maneira ilustrada no site deles. Confere a imagem abaixo:
- Barreira de base biológica que impede a transmissão de água e oxigênio. Usa material reciclável e que se, acidentalmente colocado na natureza se decompõem sem causar dano a natureza.
- Processo de produção robusto e eficiente que é atrativo comercialmente e de maneira sustentável.
- Impressão direta com tinta sustentável ou gravado em laser para minimizar o uso de material.
- Tecnologia patenteada para a base de garrafa. Utiliza as propriedades da fibra para permanecer intacta quando exposta a alta pressão.
- Tampa feita com bio composto ou apenas papel puro.
- Uma mistura de fibras fortes fibras de origem sustentável. Além disso, são desenvolvidas para conter bebidas como refrigerantes, mantendo uma aparência bonita.
- Celulose de fibras à base de madeiras moldadas em 3D. Detalhes de design mostram a beleza do papel.7
- Conectividade móvel para engajar os consumidores a realizar um ciclo correto da garrafa. Ou seja utilizá-la novamente após consumir a bebida.
Foto Capa: Paboco
Fonte: Paboco e Design Culture