Google trabalha INCANSAVELMENTE na próxima geração de Inteligência Artificial chamado Gemini. Saiba mais!
A Inteligência Artificial está cada vez mais avançada, tornando-se um assunto mais e mais presente na internet (e fora dela). Toda essa popularidade aumentou ainda mais com o lançamento de ferramentas como ChatGPT e Midjourney, capazes de criar textos e imagens apenas com o uso de IA. Agora, a novidade mais esperada é o Projeto Gemini.
Afinal, como vivemos em um sistema baseado em dinheiro, quem conseguir a melhor tecnologia, tem mais resultados. E justamente por isso gigantes como a Google, a Meta e a Microsoft estão na corrida para saber quem vai ser dono da melhor ferramenta de Inteligência Artificial.
Depois de lançar o Google Bard e ter integrado a IA em diversos de seus produtos voltados para o consumidor, agora a Google também possui outros planos, por meio do projeto Gemini.
Quer saber do que se trata esse projeto e como ele vai impactar a sua vida e o mercado de Inteligência Artificial? Então, confira o texto completo a seguir!
Projeto Gemini: conheça a novidade em Inteligência Artificial da Google
Assim, segundo informações divulgadas pelo portal The Information, uma fonte anônima afirma que a Google já está trabalhando em seu maior projeto de IA até o momento. O projeto “Gemini“.
De acordo com a fonte não identificada, a expectativa é que a nova ferramenta seja lançada ainda em 2023, em meados de outubro.
A Google promete que o Gemini irá representar a próxima geração dos modelos fundamentais de IA da empresa, englobando modelos de Machine Learning de grande porte.
A ideia é realmente superar a concorrência, que até então foca em um único meio para seus modelos de linguagem. Com o Gemini a ideia é combinar diferentes capacidades textuais conversacionais (como existe no ChatGPT) com a geração de imagens IA.
Ou seja: a nova ferramenta do projeto Gemini não apenas seria capaz de gerar texto, mas também criar imagens a partir de contextos e, possivelmente, até além disso. No futuro, a Inteligência Artificial poderia ser usada para analisar ou criar gráficos, ou mesmo controlar softwares por meio de comandos.
Quando a nova ferramenta de IA da Google estará disponível?
Até então, o projeto ainda não foi lançado, e nem tem uma data oficial. Ele está em sua fase de treinamento.
Segundo a Google, durante este período, a empresa está utilizando transcrições de vídeos do YouTube para treinar o Gemini.
O objetivo é que os modelos treinados com base em vídeos possam fornecer conselhos com base no conteúdo dos vídeos, ajudando um mecânico a consertar um carro, por exemplo.
Gemini poderá ser integrado a outros serviços da empresa
Por fim, é possível que a Google decida integrar o Gemini em sua gama de produtos e serviços já existentes. Aqui podemos citar o próprio Bard, assim como o Google Docs e o Slides, por exemplo.
Como mencionamos, a expectativa é que o lançamento ocorra ainda antes do fim do ano. Porém, a empresa pode começar a usar modelos do projeto Gemini em alguns de seus produtos ainda mais cedo do que isso.
Na equipe de desenvolvimento da nova ferramenta, estão vários membros das equipes Google Brain e DeepMind. Entre eles, aparece o nome de Sergey Brin, co-fundador da Google, que ao que parece desempenha um papel fundamental na avaliação e treinamento dos modelos Gemini.
Agora, resta a nós esperar pelo lançamento dessa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Será que vai superar a concorrência?