Havaianas cria loja 100% autônoma e inovadora no Brasil. Confira!
O famoso self-service já é uma realidade fora do Brasil há algum tempo. Por aqui, esse tipo de atendimento mais autônomo já aparece aqui e ali, mas não é a regra. A Havaianas, contudo, parece querer mudar essa realidade ao abrir sua primeira loja 100% autônoma no Brasil.
A nova loja foi lançada no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, e será a primeira com atendimento 100% autônomo. A ideia é inovar e trazer mais sustentabilidade e tecnologia para as operações da marca.
Então, se você quiser saber mais sobre a novidade, além de entender como funciona a loja 100% autônoma da Havaianas, confira o texto completo a seguir.
Boa leitura!
Havaianas lança primeira loja 100% autônoma no Brasil
Assim, de acordo com Maria Fernanda Albuquerque, em entrevista ao site Administradores, hoje VP de Marketing da Havaianas, o formato de loja 100% autônoma da Havaianas tem como objetivo ser algo inovador e pautado em sustentabilidade.
Nesse sentido, o objetivo era unir dois projetos da marca em um só, além de trazer esse formato de venda autônomo, já popular em outros países do mundo, para o Brasil pela primeira vez.
Além de possuir um baixo custo operacional, a loja também tem uma fácil replicação, além de um bom potencial para expandir a presença da Havaianas aqui no Brasil.
Mas como funciona a nova loja da Havaianas?
Agora, vamos entender de fato como é o funcionamento desse novo modelo de loja. Na verdade, é muito simples: a sua compra é feita de forma 100% digital, rápida e fácil.
Tudo o que você precisa fazer é baixar gratuitamente o aplicativo Havaianas Go (Android e iOS), fazer o seu cadastro, ler o QR Code na entrada da loja (para fins de reconhecimento) e começar a escolher os seus produtos.
A partir disso, você pode adicionar no aplicativo os produtos que deseja pelo carrinho, e então finalizar as suas compras.
De acordo com a própria empresa, o app Havaianas Go foi desenvolvido exclusivamente para essa loja, concentrando-se na jornada do usuário para que todo o processo de compra seja o mais simples e rápido possível.
Desafios de implementar uma loja com atendimento autônomo
Por fim, vale mencionar que lojas deste tipo não são ainda tão comuns no Brasil por dois motivos: cultura e tecnologia.
Cultura porque grande parte dos brasileiros ainda acha estranho o conceito de self-service, quanto mais de uma loja 100% autônoma, sem nenhum tipo de auxílio. A cultura, contudo, é transformada na prática, sendo portanto não o principal motivo de lojas assim ainda serem raras.
De fato, o principal problema hoje é a falta de tecnologia. A própria Havaianas afirmou que o maior desafio para a implementação da loja foi encontrar tecnologias capazes de oferecer essa autonomia ao usuário.
Afinal, é necessário uma tecnologia que possa, além de aprender e adaptar-se aos consumidores, proporcionar a segurança necessária para as compras.
Por fim, a estrutura da nova loja da Havaianas é bastante simples. Trata-se de um container feito com aproximadamente 1000 kg de lixo reciclado, assim como toda a estrutura de plástico também é feita com material 100% reciclado. Daí o foco em sustentabilidade.
Além do modelo autônomo, inaugurado no parque Villa-Lobos, em São Paulo, a Havaianas já conta com duas lojas containers no formato tradicional, localizadas nos estados de Santa Catarina e São Paulo. Quem sabe não venha mais uma loja autônoma por aí, se tudo der certo?