Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Como nunca ficar sem ideias: o método Isaac Asimov

O método Isaac Asimov tem muito a nos ensinar, bora aprender

0

Alguns escritores são conhecidos por sua extensa produção literária. Stephen King, por exemplo, afirma que costuma escrever 10 páginas por dia. Porém, um dos escritores mais produtivos de todos os tempos, e mestre da ficção científica, criou o que conhecemos hoje como o Método Isaac Asimov.

- Publicidade -

Referência na literatura de ficção científica, Asimov possui mais cartas, ensaios, livros e textos que a maioria dos escritores. Para chegar em seu nível de produção, seria preciso escrever um livro a cada duas semanas por cerca de 25 anos. Isso mesmo.

E como ele consegue esse feito? Como ter tantas boas ideias para criar histórias tão marcantes quanto “Fundação”, “Eu, Robô” e “O Fim da Eternidade?

A seguir, confira o chamado Método Isaac Asimov e 5 dicas para nunca ficar sem ideias e produzir com frequência.

Boa leitura!

Conheça o método Isaac Asimov

- Publicidade -

método isaac asimov

Por que Isaac Asimov produziu tanto durante sua carreira? Para alguns, a resposta está na constância. Durante muito tempo, Asimov afirmou ter escrito 8 horas por dia, 7 dias por semana. Um trabalho de tempo integral. 

Contudo, em sua biografia, o escritor também compartilhou dicas que os escritores podem seguir para garantir que as suas ideias nunca acabem. É o que chamamos de Método Isaac Asimov.

A seguir, confira 5 dicas do mestre da ficção científica e saiba como ter boas ideias na hora de escrever ou criar algo!

1. Nunca pare de aprender

- Publicidade -

Poucas pessoas sabem, mas além de escritor, Asimov também era PhD em química pela Universidade de Columbia. Ele também escreveu sobre física, história e religião. Assim, a primeira dica do Método Isaac Asimov é nunca parar de aprender. Todo conhecimento pode ser revertido em boas ideias.

De acordo com ele, não seria possível “escrever livros tão versáteis com base apenas na educação recebida na escola”. 

“Eu precisava me educar constantemente. Minha biblioteca de livros cresceu e eu tinha que vasculhá-los constantemente, com medo de entender mal alguma questão que, para uma pessoa experiente, pareceria absurdamente simples”, afirmava Asimov.

2. Não lute contra o bloqueio criativo

O bloqueio criativo é muito comum, e também esteve presente na vida de Asimov. Porém, segundo ele, um escritor não pode deixar que um impasse ou bloqueio o impeça de realizar seu trabalho.

Entre as estratégias do autor, uma delas é deixar a ideia descansar, não encarar por horas uma folha em branco, e passar para outro projeto. Ao voltar àquela ideia, você estará mais descansado mentalmente e conseguirá evoluir na história. 

Se afaste por um tempo e retorne ao problema. Isso fará uma diferença absurda no seu dia-a-dia.

3. Não deixe o medo te parar

método isaac asimov

A maioria dos escritórios têm medo de críticas. Isso é algo totalmente normal. Contudo, de acordo com o método Isaac Asimov, você não pode deixar que o medo o impeça de concluir o seu trabalho ou formalizar suas ideias.

O medo, de acordo com ele, é o maior inimigo do criador. Um escritor amador está sempre revisitando o texto, mudando e alterando, procurando soluções melhores e nunca ficando satisfeito. 

Sem perfeccionista pode acabar com o seu trabalho. Então, não tenha medo de criar e não pense no que os outros vão pensar. Ao menos, não nesse primeiro momento.

Tenha ideias, coloque-as no papel. Tenha boas ideias, e também ideias ruins. Atreva-se e crie. Edite depois. É o que Asimov recomenda.

4. Reduza seus padrões

Obviamente todo escritor busca a história ideal. Porém, tentar criar algo perfeito logo de cara é um grande erro. Segundo Asimov, em vez disso, o ideal é prestar atenção a detalhes básicos da história

Em outras palavras: você precisa ser claro no que quer dizer, na história que quer contar. Depois de ter o seu trabalho feito, aí então você pode começar a se preocupar com as pequenas coisas, a ser mais perfeccionista.

De qualquer modo, saiba que você dificilmente vai alcançar a perfeição. Por isso, é preciso ter confiança na qualidade do seu trabalho, acreditar no que você acabou de criar. 

Se preferir, encontre pessoas de confiança que possam dar um feedback honesto e construtivo. Mas não busque pela perfeição, pois não vai encontrá-la.

5. O ingrediente secreto da sopa do ingrediente secreto

método isaac asimov dicas

Afinal, qual é o segredo para escrever histórias memoráveis? Segundo Asimov, o ingrediente secreto de suas ideias é o pensamento.

“Eu penso, penso, penso, até que surge o desejo de me matar. Você pensou que boas ideias são fáceis de ter?”, afirmava o autor. Pois é, ninguém disse que seria fácil.

Mas vale a pena tentar, não é mesmo?

E você, conhecia o Método Isaac Asimov? Que tal começar a aplicar essas dicas hoje mesmo na sua escrita? Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.