Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Titan: Conheça Submarino Que Desapareceu em Visita ao Titanic

No início desta semana, ocorreu o desaparecimento de um submarino utilizado para explorar os destroços do lendário navio Titanic, que afundou em 1912. Conheça todos os detalhes sobre o submersível que está desaparecido!

0

No início desta semana, ocorreu o desaparecimento de um submarino utilizado para explorar os destroços do lendário navio Titanic, que afundou em 1912, nas águas do Oceano Atlântico. Até o momento, as equipes de resgate ainda não conseguiram encontrar o veículo e as operações de busca estão em andamento nos Estados Unidos e no Canadá.

Conheça o Titan, submarino que desapareceu

- Publicidade -

O submarino em questão, chamado de “Titan” e fabricado pela OceanGate, é construído com materiais como carbono e titânio, sendo capaz de atingir uma profundidade de 4 mil metros. Além disso, pode alcançar uma velocidade de 5,5 km/h.

Para realizar as expedições, uma embarcação maior sai do Canadá, transportando o submersível em uma jornada que dura cerca de 8 dias. O Titan possui 6,5 metros de comprimento por 3 metros de largura e tem capacidade para acomodar até cinco pessoas.

No que diz respeito ao interior do submarino, cada passageiro deve desembolsar cerca de US$ 250 mil (aproximadamente R$ 1,19 milhão) para garantir seu lugar na expedição. O veículo conta com três telas, um único botão, um pequeno banheiro e oferece uma vista deslumbrante para a vastidão do oceano.

submarino-oceangate
Imagem: Reprodução/ CBC NL – Newfoundland and Labrador

- Publicidade -

Chama a atenção o método de controle do veículo, que é realizado por meio de um joystick semelhante aos controles de videogame. O interior também é equipado com uma tela dedicada à navegação, outra para sonar e uma terceira tela maior, que exibe informações para os passageiros. Em um vídeo divulgado pela CBC de Newfoundland, Stockton Rush, CEO da OceanGate, fez um registro detalhado do submarino, incluindo informações sobre o pequeno “banheiro” feito de metal.

“Este é o único toalete disponível durante o mergulho profundo. É o melhor lugar da casa, em que você pode olhar pela janela de visualização. Colocamos uma tela de privacidade, aumentamos a música e faz sucesso”, explicou no vídeo.

 

Talvez você também goste de ler:

Titanic: Kate Winslet Fala Sobre A Morte De Jack

- Publicidade -

Qual A Origem Das Sereias?

 

É importante ressaltar que o Titan é classificado como um submersível, diferentemente dos submarinos convencionais. O veículo desaparecido não possui operação autônoma e requer uma plataforma de apoio para suas atividades subaquáticas.

As buscas pelo submarino

As equipes de resgate dos Estados Unidos e do Canadá estão trabalhando em conjunto para localizar o submarino. Segundo informações da Guarda Costeira americana, as operações de busca são complexas, abrangendo uma área extensa de aproximadamente 1.450 quilômetros a leste de Cape Cod, com profundidade de cerca de 4.000 metros.

Após cada mergulho, o Titan enviava sinais para um navio na superfície, chamado Polar Prince, a cada 15 minutos. Conforme relatado pelo jornal britânico “The Sun”, a última mensagem desse tipo foi recebida pela embarcação quando o submersível já estava próximo aos destroços do Titanic, no Atlântico Norte, cerca de 600 metros da costa do Canadá e a uma profundidade de 3.810 metros.

A possível localização do Titan encontra-se a uma profundidade de 3.352 metros abaixo do ponto mais profundo alcançado em uma operação de resgate subaquática bem-sucedida até o momento. As buscas continuam em andamento na esperança de encontrar e resgatar o submarino desaparecido.

“Todo o nosso foco está nos tripulantes do veículo submersível e suas famílias. Estamos profundamente gratos pela extensa assistência que recebemos de várias agências governamentais e empresas de alto-mar em nossos esforços para restabelecer o contato com o submersível”, informou a  OceanGate Expeditions. “Estamos trabalhando para o retorno seguro dos tripulantes”.

Então, o que você achou desse conteúdo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no  e nossas redes Instagram, Facebook e Spotify

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.