Por que uma empresa precisa de um logotipo
Esta é a primeira parte de uma grande série na qual vamos abordar tudo sobre design de logos, tanto para designers quanto para seus clientes. Do fundamental ao avançado, da teoria à prática em si, vamos conversar sobre tudo, desde a escolha de fontes, cores, uso de formas geométricas, compensação óptica, psicologia, negócios, trabalho com marcas e seus públicos. Assim, algumas coisas são óbvias, bem conhecidas e outras são conjuntos de informações mais elaboradas para deixar bem claro o porquê uma empresa precisa de um logotipo.
O que é um logotipo e como usá-lo?
Embora a pergunta pareça ser super simples, nem todos encontram respostas claras e razoáveis. No entanto, a resposta para esta pergunta tem a ver com quais logotipos funcionam melhor, como projetá-los e como usá-los no futuro.
O papel do logotipo na identidade da marca
O logotipo atua como uma ponte que conecta o produto à marca e transmite a qualidade da marca para o produto. Ao ver o logotipo, uma pessoa inicia uma cadeia de associações, o que cria expectativas. Espera-se que o produto tenha os mesmos atributos de toda a marca e do restante de seus produtos ou serviços. Camisetas com o logotipo da Nike aparentam ter uma qualidade superior a uma camiseta com uma marca menos conhecida, porque algumas pessoas esperam que a Nike tenha uma melhor qualidade; para algumas pessoas, é um símbolo dos esportes; algumas pessoas sentem-se parte da comunidade de fãs da empresa. Enfim, devido à qualidade da marca, o público-alvo está disposto a pagar mais pelo produto.
Veja outro exemplo mais incomum: suponha que você encontre um celular desconhecido. Ainda não está claro como ocorreu esse incidente, de onde o celular veio e o porquê. Aqui você notará o único recurso de reconhecimento, o ícone da maçã mordida. Claro, algumas tecnologias novas, inovadoras e de alta qualidade também tem seu alto valor. Mas, nesta circunstância, automaticamente você dará muito mais valor para o produto que você já sabe que tem um valor agregado de marca e produto.
A imagem de alguns centímetros determina o destino do produto antes mesmo de estudá-lo. Uma pessoa avalia constante e inconscientemente todas as partes do produto, tentando prever se ele é útil? A qualidade é alta? Se precisa disso? É aqui que o logotipo entra com seu papel. Assim, com base na sua experiência e conhecimento da marca, você já consegue prever o que esperar sobre o produto específico.
Logotipo não é anúncio
Um dos erros mais comuns que as pequenas empresas cometem é tratar os logotipos como anúncios e exibir seus produtos neles. Pense bem, você nunca viu um fabricante de automóveis impresso com o logotipo de um carro. O frasco de Sprite não tem frasco pintado e o perfume não reflete o cheiro. A razão é simples: o logotipo não é anúncio. Ele sempre desempenhou um papel de acompanhamento em um contexto mais amplo de publicidade, produto, embalagens, sites, redes sociais, etc.
Em todas essas posições, já fica claro o que a empresa está fazendo sem a necessidade de expressar no logotipo. Exceto pelo fato de que a imagem do produto no logotipo reduz sua singularidade na maioria dos casos, essa é simplesmente uma maneira ruim de atrair o interesse das pessoas. O interesse é adquirido por meio de branding, imagem corporativa, publicidade, em vez de logotipo. Portanto, não cometa o erro de poluir a marca de sua empresa.
Fica ligado aqui no Seja Criativo que logo vamos chegar com mais itens importantes sobre o bom funcionamento de uma identidade de marca e logotipo.
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