Marketing: O que é LTV? Como calcular?
O Valor do Tempo de Vida do Cliente (LTV) é uma métrica valiosa para empresas com vendas recorrentes ou repetidas, pois estima a receita média que um cliente irá gerar ao longo de sua vida como cliente.
Ele permite avaliar com mais precisão o valor que justifica o custo de aquisição de cliente (CAC) e justificar o investimento em marketing para aumentar a base de clientes com retorno ao longo do tempo.
Como é feito o cálculo do LTV?
O cálculo do LTV é simples e essencial para aprimorar o valor a cada novo ciclo de campanhas, que consiste em multiplicar o ticket médio das vendas pelo número de compras do cliente ao longo do tempo.
É importante interpretar o LTV como uma métrica que deve ser maior que o CAC, e que sua relação deve ter uma margem para que a operação banque o custo de aquisição do cliente.
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Como utilizar o LTV no Marketing Digital?
Para utilizar o LTV na gestão de marketing digital, é necessário alcançar o LTV e o CAC desejado e usar a métrica como um forte aliado para justificar o investimento em marketing.
Além disso, pode-se solicitar mais orçamento em mídia e marketing digital, determinar o mix de produto e público-alvo com maior retorno, analisar se o CAC está adequado, redefinir esta métrica e iniciar estratégias para escalar vendas.
Melhorias geradas pelo LTV
Algumas ações de retenção para melhorar o LTV incluem melhorias na qualidade do atendimento e do produto, upselling, cross-selling e análise dos melhores clientes e produtos, investindo em segmentação.
O marketing digital tem um papel fundamental na estratégia de melhoria do LTV, com a utilização de conteúdos educativos e envio de ofertas por meio de newsletters, redes sociais e portais.
Por fim, é importante ressaltar que o LTV deve fazer sentido financeiro e ser uma métrica que ajude a tomar decisões. À medida que avança, é possível fazer os ajustes necessários para a realidade e aprendizados, e trabalhar em conjunto com a área financeira para conduzir essa estratégia de forma sustentável e escalável.
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