Confira os sinais de que você está em um relacionamento tóxico
Hoje em dia temos uma noção maior do que é um relacionamento tóxico e os perigos que pode causar na vida das pessoas. No entanto, quem está dentro de um, pode muitas vezes não perceber. Isso porque a história do casal e os sentimentos podem mascarar alguns sinais.
Mas é muito importante que estes sinais sejam vistos, para que assim, uma ou as duas partes consiga dar o primeiro passo de mudança. Muitas vezes é preciso a separação, quando já não há mais respeito e carinho, e quando o relacionamento já virou sinônimo de abuso e violência.
Sinais de que você está em um relacionamento tóxico
Tratamento de silêncio
Quando uma das partes para de falar com a outra após uma discussão ou briga, como forma de punição. Isso causa muita angústia, e geralmente faz com que a vítima mude seu comportamento para que isso cesse.
Ciúmes excessivo
Se engana quem pensa que ciúme é normal ou um sinal de amor. Muitos casos ele é utilizado como forma de controle, e acaba impedindo a vítima de se comportar de maneira natural.
Abuso financeiro
Nestes casos pode acontecer do abusador controlar as finanças da vítima para que ela não consiga ter independência, ou simplesmente aplicar um golpe roubando suas economias, fazendo empréstimos e até mesmo estourando seus cartões.
Muitas críticas
Mais do que críticas construtivas, o abusador faz ataques a pessoa, em absolutamente tudo que vítima faz, o que é capaz de tirar a paz e a autoestima de qualquer um.
Controle
O abusador acaba querendo controlar o que a vítima veste, come, onde ela vai, seus horários, e isso acaba a sufocando, fazendo com que sua identidade se perca, já que há muito medo envolvido.
Mentiras
Quando é difícil saber o que a pessoa diz é verdade ou não, ou quando ela age de forma incoerente, deixando a vítima confusa e angustiada por não confiar mais no parceiro.
Talvez você goste de ler também:
Como reconhecer um mentiroso: 9 dicas para identificar quando alguém não está sendo honesto
Tinder lança TIPOS DE RELACIONAMENTO
8 traços de personalidade comuns em pessoas tóxicas e como lidar com elas
Manipulação
O abusador distorce acontecimentos, mente, e convence a vítima de que a situação não aconteceu da forma que ela pensa, para que ele saia como certo da história. Isso é muito comum e pode acontecer de outras formas.
Ameaças
Quando o abusador faz ameaças a vítima, seja elas verbais ou físicas, para que ela faça sua vontade. Isso envolve muito medo da vítima, deixando-a sem saída.
Desvalorização
O abusador começa a tratar a vítima como inferior, minimizando suas conquistas e levantando suas inseguranças para que ela não possa se sentir em paz e bem consigo mesma.
Agressões verbais
Xingamentos, uso de palavras de baixo calão, nomes pejorativos, gritos, dentre outros, podem machucar tanto quanto um ataque físico, deixando marcas psicológicas fortes.
Afastamento da rede de apoio
Geralmente o abusador tenta afastar a vítima de seus familiares e amigos, para que eles não percebam as problemáticas. Por isso vive colocando a vítima contra a sua rede de apoio.
Perseguição
O abusador começa a aparecer em lugares onde a vítima está do nada, a obriga a mandar imagens ou vídeos ao vivo para a monitorar, invade suas redes sociais para verificar suas atividades.
O que fazer se notar que está em um relacionamento tóxico?
Muitos sinais apresentam violência, e nestes casos, é preciso se afastar imediatamente do abusador, e se for preciso entrar em contato com a polícia ou com o 180, principalmente quando envolve violência física ou ameaças.
Se o comportamento for brando, e a outra parte está disposta a mudar, uma terapia de casal, acompanhamento psicológico individual e muita conversa pode ajudar a reestruturar a relação. Se não houver mais respeito e amor, o melhor é o afastamento.
Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify.
Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!