Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Uma dica para aprender qualquer coisa mais rápido!

0

Você já se pegou tentando aprender qualquer coisa, nem que por alguns instantes, e sente que sempre está remando contra a corrente? Não sai do lugar no aprendizado? Bom, talvez você realmente esteja remando contra a corrente. O que vou compartilhar aqui é algo que está me ajudando a aprender coisas como modelagem e renderização 3d. Também me ajudou a aperfeiçoar minhas habilidades de animação e design. É uma situação conhecida como “Excited accountability”, em português seria algo como “Responsabilidade entusiasmada”.

- Publicidade -

Porém, como essa tradução não foi tão precisa, vou explicar o que é isso e como pode te ajudar a aprender qualquer coisa mais rápido. E aqui estou frisando a palavra mais rápido. Ou seja, não é a única maneira de aprender as coisas, mas pode sim aumentar a velocidade com que isso acontece.

O QUE É RESPONSABILIDADE ENTUSIASMADA (Excited accountability)?

Ouvi pela primeira vez esse termo nesse vídeo, onde Johnny Harris, da Vox, explica sua trajetória para aprender a editar vídeos, e como ele foi parar num portal de notícias e conteúdos gigante como a Vox. Enquanto ele explicava, percebi que eu praticava algo parecido sempre que queria aprender qualquer coisa.

Pra explicar o que é a tal de Excited Accountability, vou dar um exemplo: Imagine que você é um carpinteiro e quer aprender a usar uma ferramenta específica muito complexa que comprou e não sabe como funciona. Os dias passam e nada acontece (feijoada), até que um certo dia um cliente aparece na sua loja te pedindo para construir um móvel muito específico.

No entanto, você sabe que a única maneira de construir o móvel é utilizando sua nova ferramenta, aquela que você ainda não sabe usar. Enfim, como o cliente espera por uma resposta, você decide aceitar o trabalho. Além disso, o cliente tem um prazo relativamente curto para o móvel estar pronto.

- Publicidade -

Assim, ao final você está agora com uma tarefa que você não sabe como realizá-la, e com um prazo para cumprir. Em outras palavras, você tem um tempo pré determinado para aprender a usar a ferramenta. Algo que você estava adiando, ou talvez não tenha se focado tempo suficiente para aprender aquilo, agora você é forçado a investir todas as suas fichas para aprender.

Você acaba de entrar no modo “Responsabilidade Entusiasmada” (temos que encontrar uma tradução melhor pra isso, né?). E o que acontece à seguir é incrível, mas para explicar melhor, vou compartilhar um exemplo pessoal.

 

COMO EU APRENDO QUALQUER COISA COM ESSA TÉCNICA?

O ano era 2018, e lá estava eu no meu trabalho rotineiro, com clientes de animação e vídeos, aprendendo coisas novas em uma velocidade até que ok. Mas algo no fundo me incomodava, e eu não sabia exatamente o que era. Contudo eu tinha uma vontade de criar algum tipo de conteúdo diferente com as coisas que eu havia aprendido até aquele momento. Eu não sabia, mas queria começar a ensinar o que eu sei.

Vindo de uma família basicamente de professores e artistas, eu já havia pensado em dar aulas, mas sempre era algo muito distante pra minha realidade. Até que um dia eu fui chamado pra uma reunião.

- Publicidade -

E lá estava, a oportunidade perfeita, fui chamado pra ser o ministrante de um curso online sobre animação digital em uma faculdade local. Eu andava com bastante trabalho naquela época, muito ocupado mesmo, então é claro que eu aceitei a proposta…

É, eu não sei o que me deu, mas eu aceitei instantaneamente a proposta de ser um ministrante em um curso superior sem nunca ter dado aula na minha vida. Instantaneamente eu me arrependi, mas o estrago já estava feito. E agora eu tinha que arcar com as consequências, eu só não sabia que seriam tão positivas.

Além de tudo, o prazo era apertado para desenvolver o curso, então aos poucos eu fui entrando em um ciclo de estudos incessantes e noites em claro gravando esse curso. O curso começou a ser vendido antes mesmo pela faculdade, e à medida que eu via as novas inscrições, a pressão aumentava. Como eu podia atrasar algo assim? As pessoas estão pagando e esperam aprender com isso.

Mas pra elas aprenderem animação, eu precisava aprender a como dar um curso.

Enfim aconteceu, três meses depois o curso começou e superou todas as minhas expectativas, tanto que ele existe até hoje. Mas nada aconteceria se, em um pequeno lapso mental, eu não tivesse aceitado aquela tarefa difícil, que ia contra todos os meus instintos.

 

ASSUMA NOVAS RESPONSABILIDADES MAS RESPEITE O SEU TEMPO

Pra finalizar, é justo fazer um contraponto e dizer que é claro que isso não é uma regra. Afinal, de muitos pontos de vista, assumir uma responsabilidade sem ter a certeza de que você vai conseguir cumpri-la pode ser bem irresponsável (com o perdão do trocadilho). Portanto é importante que você tenha em mente que, ao fazer isso, é bom tentar enxergar se aquilo é realmente algo que está ao seu alcance. Pense nas probabilidades de você não conseguir, e no pior que pode acontecer caso você não consiga. Depois brinque com as possibilidades.

No meu caso, eu estava bastante confiante que poderia passar um conhecimento básico sobre animação digital, embora fosse totalmente desconfortável pra mim a ideia de dar aulas. O que eu abracei foi o curto prazo para desenvolver as aulas, e a barreira do desconforto em ser um professor. Caso eu não estivesse tão confiante das minhas habilidades no software, talvez eu não teria aceito, e esperado algum tempo pra tentar de novo.

Então, claro, cabe à você (como em todas as etapas), ter esse discernimento.

Por último, fica aqui uma mensagem de motivação: Não tenha medo de assumir novas responsabilidades, afinal, tudo é aprendizado. Pense nisso como o seu primeiro passo, não vai ser perfeito, mas toda longa jornada começa com ele. Lembre-se também de respeitar o seu tempo de aprendizado, se você, depois de pensar muito ainda chegar na conclusão que não é a hora de dar o próximo passo, não tem problema. Respira e vai de novo quando der.

 

Gostou desse artigo sobre uma dica para aprender qualquer coisa mais rápido? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram e no Facebook. Assim você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Você pode gostar também desse artigo: 4 maneiras de parar de se comparar com os outros agora!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.