Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Primeira ligação de celular foi feita há 50 anos

0

O dia 3 de abril deste ano possui uma marca muito especial, que muitos desconhecem, mas é muito importante para a história moderna. Hoje completam 50 desde a primeira ligação feita com um celular.

- Publicidade -

Temos certeza de que você pensava que essa tecnologia é mais nova, mas em 1973 existia o modelo DynaTAC 8000X, que era um protótipo e 1,4 quilos da marca Motorola. Após essa ligação, o aparelho demorou bastante tempo para chegar ao mercado, cerca de dez anos.

Conheça o homem que fez a primeira ligação de celular

Quem fez a primeira ligação de um telefone móvel foi Martin Cooper, um engenheiro eletroeletrônico da Motorola. No evento, ele ligou para a operadora americana AT&T.

Talvez você goste de ler também:

MITO OU VERDADE | Tirar o celular da tomada antes de atingir os 100% realmente causa problema?

- Publicidade -

Conheça a história do computador

Pagamentos sem toque: como usar o seu celular para transações por aproximação?

O mais engraçado dessa história, é que a AT&T também estava trabalhando em um projeto de telefone móvel, e Cooper ligou para um funcionário de lá para avisar que conseguiu êxito primeiro.

Telefone móvel antes dos celulares

Antes de existirem os celulares, já existia o conceito de telefone móvel, porém, ele não contava com uma liberdade tão grande. Eles eram presos aos carros, e pesava, cerca de 14 quilos.

- Publicidade -

O hardware destes aparelhos ficava armazenado no porta-malas do veículo, e o conceito de telefone móvel dessa época, é poder levá-lo a qualquer canto junto ao carro. Pensando em um cenário geral, é uma evolução e tanto, mas ter o aparelho no bolso é bem mais fácil.

Para criar o celular, todos os componentes que precisavam ficar no porta-malas de um carro, foram modernizados para caber em um espaço bem menor, para que assim, qualquer pessoa pudesse ter um na bolsa.

Configurações do DynaTAC 8000X

Hoje muitos celulares conseguem completar a bateria com 30 minutos na tomada, porém, naquela época era preciso deixar o aparelho carregando por três horas.

Além de demorar para carregar, ele descarregava muito rápido, com uma autonomia de bateria de apenas 8 horas. E pior, quando em ligação, a bateria do aparelho durava 30 minutos.

Ele também era bastante grande, com 25 cm de altura, e com uma espessura de 10 celulares atuais empilhados. Isso porque ele carregava 30 placas de circuito. Estas placas permitiam uma memória compatível com uma agenda de 30 números de telefone salvos.

Seis anos depois a Motorola criou um aparelho mais leve, pesando apenas 350 gramas. O chamado MicroTAC 9800X foi mais bem recebido, e tomou o lugar de seu antecessor.

Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify

Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.