Conheça a história do computador
Hoje qualquer pessoa tem acesso a um computador, mas quem viveu o princípio dessa criação, por volta dos anos 70, sabe não era um aparelho que se tinha em casa. Geralmente, quem utilizava computadores eram as empresas, para trabalhos de programação e computação. Porém, a história do computador é muito mais antiga que isso.
A invenção dessa grande tecnologia parte se máquinas que você nem consegue imaginar. E tudo começou no século 19, acredita? Quando a luz elétrica não existia.
O começo da história do computador
Tudo começou em 1801, quando um tecelão criou uma máquina que tecia desenhos de forma automática em seus tecidos. A tecnologia utilizada na época? Cartões de madeira perfurados.
Isso aconteceu na França, e o homem que deu o primeiro passo para uma grande tecnologia foi Joseph Marie Jacquard, que além de tecelão, era um grande empresário.
Além disso, algumas décadas depois, em 1848, Ada Lovelace reformulou uma invenção de 1822, de Charles Babbage, que acabou não dando certo na época devido à falta de tecnologia. A invenção era movida a vapor, e servia para calcular tabelas numéricas.
A matemática criou o primeiro programa de computador, e ensinou sobre como utilizar a “Máquina da Diferença”, como era chamada a criação de Jacquard, para calcular números.
Em 1890, o inventor Herman Hollerith, evoluiu a técnica do cartão perfurado para que servisse também para cálculos matemáticos, tecnologia que foi utilizada para calcular o senso de 1880 dos Estados Unidos.
O avanço da tecnologia pelo século 20
Como você pode perceber, no princípio os computadores serviam como máquinas calculadoras, e é daí que vem seu nome, já que antigamente este era o nome dado a pessoas que trabalhavam com cálculos.
Foi em 1930 que um grande avanço surgiu para a história dos computadores, com a criação do primeiro computador analógico mecânico automático, por Vannevar Bushm, e em 1936, Alan Turing evoluiu essa ideia para uma máquina universal, que poderia computar qualquer coisa.
Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1941, o primeiro computador digital foi criado, pelo alemão Konrad Zuse, mas ele foi destruído por um bombardeio em Berlim. No mesmo ano JV Atanasoff e Clifford Berry criaram uma máquina capaz de resolver 29 equações ao mesmo tempo e armazenar os dados em sua memória.
Em 1949, na Universidade de Crambridge, foi criado o primeiro computador prático com programa armazenado, chamado de Calculadora Automática de Armazenamento com Atraso Eletrônico.
Em 1953, o computador deixou de ser uma máquina de cálculos, apenas, e ganhou sua primeira linguagem. Grace Hopper criou a COBOL, que permitia os usuários darem comandos através de palavras em inglês à máquina.
Em 1962 o conceito de memória virtual surge, junto com o computador mais rápido do mundo, o Atlas. Dois anos depois, surge a proposta de um computador com interface gráfica e mouse, ideia de Douglas Engelbart.
Em 1970 temos surgiu o Intel 1103 com chip DRAM, e em 1971 foi inventado o disquete e a impressora a laser. Três anos depois houve a criação da Ethernet, sendo possível conectar diversos computadores e outros equipamentos.
O fenômeno do computador em casa
Em 1974 os computadores ganharam o mercado, e nessa época pessoas comuns poderiam ter um em casa. O primeiro foi o Altair 8800, que no ano seguinte recebeu um software de linguagem BASIC de Paul Allen e Bill Gates.
Em 1976 Steve Jobs e Steve Wozniak fundaram a Apple Computers, com o lançamento do primeiro computador com placa de circuito único, o Apple l.
Daí para frente diversas outras ferramentas e acessórios começaram a surgir, e empresas de tecnologia cada vez mais investiam nessa indústria. Em 1981 foi a vez IBM lançar um computador pessoal com CPU Intel e tela colorida, já com sistema operacional MS-Dos as Microsoft.
Em 1983 o houve a criação do CD-ROM, no mesmo ano em que o computador portátil, o laptop. Dois anos depois, houve a criação do Windows, junto a linguagem de programação C++.
A evolução se seguiu, mas a grande novidade surgiu em 1999, com o lançamento do Wi-Fi, que alcançava na época 300 pés.
Tecnologia dos computadores após os anos 2000
Muita coisa aconteceu para temos máquinas como temos hoje, muito tecnológicas e que nos permitem fazer praticamente tudo. Hoje contamos também com a tecnologia dos smartphones, que surgiu por volta de 2005, com o Android.
Isso abre um mundo de possibilidades para o futuro dos computadores, e cada vez mais novas tecnologias tem surgido no mercado e deixado a população impressionada com o rumo disso tudo.
Assim, hoje estamos vivendo o nascimento da inteligência artificial, que tem feito evoluções incríveis na tecnologia. Isso é apenas o começo, e o futuro deve abrigar surpresas maravilhosas para as máquinas que nasceram de uma simples tecelaria.
Então, o que você achou desse artigo sobre o que esperar do consumidor conheça a história do computador? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify.
Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!