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Saiba como medir o retorno de campanhas de marketing nas PMEs

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Como medir o retorno de campanhas de marketing nas PMEs?

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Sua empresa vai aumentar as vendas se você souber se seus esforços em marketing estão dando resultado. Saiba mais.

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Como medir o retorno de campanhas de marketing?

As campanhas de marketing, sejam ações online, sejam promoções offline, são um tipo de estratégia adotada pelas empresas para atingir um objetivo específico, como a captação de novos clientes, em um determinado prazo.

No entanto, para garantir o retorno sobre o investimento em campanhas marketing, você precisa saber mensurar os resultados. Pensando nisso, este artigo explica quais são as diferenças entre ações de marketing online e offline, o que é tempo de retorno das campanhas e por que mensurar o resultado das ações para o seu pequeno negócio.

Ao final, você entende, ainda, como mensurar o retorno de campanhas marketing online e offline e observa que fatores podem impactar os resultados do seu pequeno negócio. Boa leitura!

Diferença entre campanhas de marketing online e offline?

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Antes de tudo, é importante compreender o que diferencia as campanhas de marketing online e offline. A começar pelo marketing online, um conjunto de estratégias que promovem uma marca no ambiente digital, ou seja, internet e redes sociais. Dessa forma, seu pequeno negócio pode utilizar diferentes canais e métodos para mensurar os resultados em tempo real.

Já o chamado marketing offline envolve as ações de divulgação que ocorrem fora do universo digital, por exemplo, comerciais no rádio, anúncios de TV, publicidade em jornal e campanhas em outdoors na cidade.

O que é o tempo de retorno da campanha de marketing?

O tempo de retorno das campanhas de marketing é um indicador que mostra o resultado de cada ação, mensurando também o custo que seu estabelecimento deve ter com a aquisição de ferramentas e qualificação dos colaboradores da área.

Além disso, o tempo de retorno das campanhas de marketing ajuda o dono do estabelecimento a identificar quais são os investimentos que valem a pena e como otimizar o capital que já foi investido em marketing para o seu pequeno negócio.

Por isso, o tempo de retorno depende das características de cada campanha de marketing. Para ter uma ideia, uma estratégia de marketing online costuma apresentar resultados, em média, entre 3 e 6 meses. Já ações de marketing de conteúdo costumam levar mais tempo para atingir o objetivo estratégico, pelo menos 1 ano.

Por que mensurar tempo de retorno e resultados de campanhas de marketing?

Respondendo à questão, mensurar o tempo de retorno e os resultados de campanhas de marketing é importante por estes motivos:

  • identificar quantitativa e qualitativamente o desempenho de cada estratégia promocional realizada pelo estabelecimento;
  • qualificar a tomada de decisões administrativas no seu negócio, alinhar e modificar a estratégia caso seja necessário. Também ajuda a justificar e explicar a necessidade de aumento do investimento das campanhas de marketing caso o tomador de decisões não seja você;
  • acompanhar indicadores de desempenho como o ROI, sigla que vem do termo inglês Return Over Investment, traduzido para Retorno sobre Investimento, ou seja, uma métrica usada para identificar o resultado financeiro de um investimento realizado.

Como mensurar o retorno de campanhas marketing online e offline?

Até aqui, você sabe o que é e o motivo pelo qual deve analisar os resultados das campanhas de marketing. Mas a dúvida que fica é como mensurar o retorno do investimento em ações de marketing online e offline, certo? Veja as principais práticas a seguir!

Foque no objetivo

A lista não poderia começar de outro modo, pois antes de planejar detalhadamente cada ação e preocupar-se em mensurar os resultados, você precisa definir os objetivos das campanhas de marketing.

Então, se o investimento foca em campanhas nas redes sociais, o objetivo da promoção pode ser engajamento e aumento do tráfego no site do estabelecimento, por exemplo.

Acompanhe os indicadores de desempenho

Além de estabelecer os objetivos da campanha, você deve acompanhar constantemente os indicadores de desempenho, compreendendo como cada métrica impacta o negócio.

Sem dúvidas, é fundamental calcular quanto cada ação gerou de retorno para o negócio, dado que pode ser conhecido pelo cálculo do ROI, seguindo a fórmula:

ROI = Retorno — custo / custo

Para essa fórmula, você deve levar em consideração o retorno obtido com o investimento, subtraindo desse valor o total de custos da ação. Depois, basta dividir o resultado da subtração (retorno — custos) pelo custo da campanha.

Estabeleça análise comparativa

Outra prática para mensurar o retorno de campanhas de marketing é acompanhar o progresso da ação estratégica na comparação com determinados períodos ao longo do tempo.

A dica é essencial para verificar os resultados de cada campanha ao passar do tempo, podendo ter o planejamento ajustado e o capital investido otimizado nas promoções realizadas pelo estabelecimento.

Monitore regularmente os indicadores

Mas não basta estabelecer análises comparativas para mensurar o retorno de campanhas marketing. É preciso, também, fazer um monitoramento constante por meio de ferramentas analíticas, como o Google Analytics, um serviço gratuito oferecido pela Google.

Sendo assim, você consegue quantificar o resultado das ações de marketing, analisando se o planejamento estratégico da marca está alcançando os objetivos previstos.

O que pode afetar o retorno das campanhas de marketing?

Você já sabe como mensurar o retorno de campanhas marketing. Mas existem fatores que podem alterar o resultado das ações estratégicas do seu negócio. Confira!

Descentralização da informação

Você deve concordar que informação é fundamental para os processos internos do estabelecimento, certo? E não seria diferente com a criação e o monitoramento das campanhas de marketing. No entanto, muitas vezes, as equipes perdem oportunidades com a descentralização das informações, problema que impacta a produtividade dos colaboradores e afetam o retorno das ações estratégicas do seu negócio.

Falta de integração na equipe

A integração entre os funcionários é essencial para a empresa, pois uma equipe devidamente alinhada consegue trabalhar em parceria e seguir a mesma estratégia com foco nos objetivos estratégicos da marca.

Porém, quando isso não acontece na rotina produtiva, erros costumam surgir, sejam profissionais que não seguem os mesmos parâmetros, seja a descentralização da informação nos processos internos e até a falta de compromisso na entrada das demandas.

Distância entre equipes de marketing e vendas

O item anterior nos traz a este, pois é extremamente importante que o colaborador responsável pelo marketing e o profissional que faz a venda estejam alinhados na hora de planejar as campanhas e acompanhar os resultados de cada ação, pois enquanto colaborador que cuida do marketing é responsável por captar oportunidades de venda, o profissional que faz a venda do produto ou serviço depende das oportunidades para gerar vendas no seu pequeno negócio.

Assim, os responsáveis por marketing e vendas precisam ter um contato frequente. Caso contrário, sem o devido alinhamento e proximidade, isso pode não apenas comprometer o sucesso das ações estratégicas do seu pequeno negócio, mas também perder muitas oportunidades no mercado competitivo.

Neste conteúdo, você entendeu que acompanhar o tempo de retorno de campanhas de marketing ajuda a gestão a acompanhar o tráfego dos canais de comunicação e a taxa de conversão das vendas no estabelecimento, entre muitos outros fatores importantes. Por isso, monitore regularmente os indicadores e, se necessário, proponha alterações no planejamento estratégico do seu pequeno negócio.

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É a empresa do grupo francês Sodexo, líder mundial em serviços de qualidade de vida. Tem em sua missão desenhar, gerenciar e entregar serviços para empresas de todos os portes, segmentos e regiões do Brasil com o objetivo de melhorar a qualidade de vida diária das pessoas e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das cidades, regiões e dos países em que atua.

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