Vivara e a tradição de empoderamento feminino
A Vivara, maior rede de joalherias da América Latina, tem a mulher como sua maior fonte de inspiração da marca e trabalha ativamente o pilar de empoderamento feminino. Ou seja, dando voz às mulheres, sejam elas de sua equipe ou através de projetos especiais e ONG ‘s parceiras. Vem entender melhor sobre a Vivara e a tradição de empoderamento feminino.
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A marca está entre as dez primeiras no ranking das companhias com maior índice de representatividade feminina em cargos de liderança. Em pesquisa realizada pelo Nu investe, em parceria com a Teva Indice. Afinal, em 2022 recebeu a Certificação Great Place do Work®, que reconhece todas as organizações que fazem um bom trabalho com seus colaboradores.
Vivara e a tradição de empoderamento feminino
A Vivara é detentora do Selo Women on Board (WOB), concedido às empresas que possuem pelo menos duas mulheres em conselhos administrativos ou conselhos consultivos para valorizar a diversidade nos negócios e na sociedade. Pode-se dizer que a força feminina não se limita apenas nos cargos de liderança, 87% dos funcionários da marca se classificam dentro do gênero feminino.
Além disso, no Conselho elas representam 40%, na diretoria elas são 36%, em gerência são 93% e em coordenação 56%. Isso é um marco na companhia.
Em 2021, a joalheria recebeu menção honrosa em sua primeira participação no Prêmio WEPs Brasil, distinção realizada pela ONU Mulheres em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Ou seja, um prêmio para destacar empresas que compartilham os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) e incentiva cultura da equidade de gênero.
“Nosso comprometimento com o empoderamento feminino se manifesta em nosso corpo funcional, na valorização e desenvolvimento de nossas colaboradoras, em campanhas, que buscam retratar as mulheres, e no atendimento de nossas 321 lojas e quiosques, presentes em 25 estados do país”, reforça Marina Kaufman, diretora de marketing e sustentabilidade da marca.
Outrossim, a responsabilidade da Vivara ultrapassa os limites de suas operações, atuando como agentes indutores de boas práticas e de projetos que possam promover transformações positivas na sociedade.
“Por sermos uma empresa predominantemente composta de mulheres, já temos o empoderamento feminino em nosso DNA e queremos usar esse diferencial para buscar, além da equidade de gênero, a sensibilização, engajamento e avanços para os aspectos relacionados com diversidade”, conta Marina.
Conheça os projetos de empoderamento da Vivara
Ou seja, costurando a responsabilidade socioambiental com pautas de empoderamento feminino, a Vivara reforça as atividades de valorização da mulher e diversidade através de projetos. Dentre eles destacam-se:
- Free Free, instituto e plataforma que se dedica a ajudar meninas e mulheres a alcançar liberdade física, saúde emocional e independência financeira.
- Instituto Quimioterapia e Beleza, projeto que se tornou referência para mulheres que enfrentam diagnóstico e o tratamento de diversos tipos de câncer, com informações sobre beleza, autoestima e bem-estar
- Mempodera, associação sem fins lucrativos de atuação nacional que, com o viés educacional do esporte, promove o empoderamento de meninas e jovens mulheres e a redução dos estereótipos nocivos e da violência baseados no gênero.
Através do Programa “Talentos que Brilham”, a marca contratou 10 profissionais com deficiência intelectual para trabalhar nas lojas Life. Durante o programa, as colaboradoras participam de uma completa trilha de treinamento e desenvolvimento especializado junto de profissionais da Vivara e do Instituto Jô Clemente. Além de acompanhamento individual e tutoria.
Patrocinadora e investidora do empoderamento feminino em espaços não-óbvios e naturalizados pela sociedade, incentivando e apoiando a mulher contemporânea. Dando assim voz e espaço em um mundo que está em constante evolução, a joalheria traz, através do projeto Contemporâneas.
Criado em 2020, a sensibilidade da arte e da poesia para as ruas do país, com murais e instalações produzidos por artistas mulheres. Com o objetivo viabilizar processos de reflexão, criação e a realização de projetos organizados e protagonizados por mulheres.
Sobre a Vivara
Fundada em 1962, a Vivara mantém há 60 anos o compromisso de desenvolver produtos com o mesmo cuidado com que os antigos ourives faziam, criando joias exclusivas e eternas. Ou seja, tornando cada história única e especial. Além disso, é a maior rede de joalheria do Brasil, com cerca de 321 pontos de vendas em operação, entre lojas Vivara, lojas Life By Vivara e quiosques nas principais cidades do país.
Atua em diversas frentes para dar cada vez mais consistência às suas políticas e práticas de sustentabilidade. Desta forma, seguindo altos padrões na gestão de fornecedores, certificações e rastreabilidade de matéria-prima, e apoiando continuamente organizações sociais nas comunidades em que está inserida.
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