Barbie astronauta da Mattel homenageia mulher latina
A Mattel acaba de homenagear a astronauta Katya Echazarreta com uma Barbie à sua semelhança.
Com essa atitude a empresa busca inspirar meninas e jovens a serem o que quiserem.
Bora conferir todos os detalhes desse grande lançamento.
Talvez você goste de ler também:
“App Velho rico” está enriquecendo mulheres?
Marca G-Shock completa 40 anos cheia de novidades!
Aplicativos de velhos ricos e milionários para você conhecer
Astronauta da Barbie
Todos os nossos sonhos podem ser realizados e até mesmo nos levar para o espaço. A prova disso é a astronauta mexicana Katya Echazarreta, de 26 anos, que é a primeira latino-americana e a mais jovem a ir ao espaço. E na data de hoje, em homenagem ao mês em que se comemora o Dia internacional da Mulher, Barbie reconhece os esforços e homenageia a jovem com uma boneca única feita à sua imagem e semelhança, a fim de celebrar sua carreira e missão de inspirar milhares de meninos e meninas na América Latina e no mundo a serem o que quiserem.
“Sinto-me muito honrada em ser reconhecida pela Barbie como referência de inspiração para milhares de meninas e meninos. Sempre acreditei que não se pode ser o que não se vê e é enriquecedor continuar capacitando crianças por meio de exemplos reais”, disse Katya Echazarreta, que é engenheira eletricista.
A boneca inspirada em Katya veste um traje espacial azul marinho, com um patch que inclui seu nome completo e o da Space for Humanity – organização que a escolheu para a viagem -, e botas pretas. “Como a Barbie faz há mais de 60 anos, quero que as crianças acreditem em si mesmas, que quebrem barreiras e estereótipos porque tudo é possível com amor próprio, perseverança e entusiasmo. Dá para pisar na Terra, flutuar no Espaço e até pular na Lua”, complementa a astronauta.
Além de Katya, as golfistas mexicanas Lorena Ochoa e Adriana Azuara, as primeiras mexicanas reconhecidas como “Latin American Wellness Leader“, também fazem parte da coleção neste ano, que inclui ainda outras mulheres das disciplinas STEM. As bonecas não estão disponíveis para venda. A homenageada ganha um modelo especial e único, feito à semelhança.
Um estudo publicado pela revista Science menciona que, a partir dos seis anos, as meninas geram crenças autolimitantes, acreditando que não são tão capazes quanto o sexo oposto. Isso é resultado de estereótipos para o exercício de várias profissões e da desigualdade entre homens e mulheres. Por isso, a Barbie lançou esta homenagem, pois as meninas veem nas bonecas histórias de mulheres marcantes que ajudam a potencializar seu potencial ilimitado.
Barbie Role Model
Liderado por Barbie, o projeto Role Model foi lançado em 2015 com o intuito de reconhecer mulheres que quebraram barreiras em seus campos de atuação e inspiram a próxima geração. Desde então, a marca continua na busca para identificar e homenagear modelos do mundo real, a fim de compartilhar suas histórias com as meninas para inspirar seus potenciais ilimitados.
No Brasil, nomes como a surfista de ondas grandes Maya Gabeira, a biomédica Dra Jaqueline Goes, a cantora IZA e a professora Doani Emanuela Bertan já apareceram nesta seleta lista.
Sobre Barbie
Barbie foi criada em 1959 pela americana Ruth Handler, co-fundadora da Mattel, que percebeu que sua filha Bárbara, ou Barbie, como era apelidada, gostava de brincar com bonecas de papel que trocavam de roupa. Até então, todas as bonecas tinham aparência de bebês e a de papel era uma das únicas que tinha a feição mais próxima da de uma adolescente.
Quando lançada, a boneca foi definida como a “modelo teenager vestida na última moda”. Hoje, a Barbie é reconhecida como uma das marcas mais fortes de todos os tempos e um ícone fashion mundial. Como toda diva, a partir dos anos 90 estilistas famosos como Christian Dior, Chanel, Versace, Givenchy, Carolina Herrera, Donna Karan, Giorgio Armani e Alexandre Herchcovitch a vestiram em várias ocasiões. Clássicos do cinema, teatro e TV também ganharam bonecas Barbie caracterizadas com seus personagens mais famosos, entre eles: Romeu e Julieta, O Mágico de Oz e Star Trek, além de musas como: Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, Elizabeth Taylor, Vivien Leigh e Grace Kelly.
Por mais de cinco décadas a boneca tem inspirado garotas de todas as idades a sonhar, “viajar” e descobrir que, brincando, elas podem ser o que quiserem. O estilo de vida da boneca, que já virou personalidade, sempre fez com que ela fosse popular entre crianças e adultos.
Em 60 anos, ela já teve mais de 200 profissões, todas retratando aspectos da cultura e da sociedade de suas épocas. Alguns exemplos emblemáticos são: Barbie astronauta (1965); Barbie médica cirurgiã (1973); Barbie presidente dos EUA (1992).
Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify.
Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!