Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

Brendan Fraser merece ganhar o Oscar por “A Baleia”?

0

O filme “A Baleia” (“The Whale”, no título original) é um drama dirigido por Darren Aronofsky e estrelado brilhantemente por Brendan Fraser. O longa, que estreou nos cinemas de todo o país em fevereiro deste ano, é uma adaptação para as telas da peça de teatro homônima escrita por Samuel D. Hunter.

- Publicidade -

Em “A Baleia”, Fraser interpreta Charlie, um professor de literatura que pesa 272 kg e apresenta graves problemas de mobilidade. Assim, ao longo da trama, Charlie tenta se reaproximar de sua filha adolescente e distante, Ellie (interpretada por Julia Garner), enquanto lida com seus próprios problemas de saúde.

Mas, calma, não vamos dar spoilers sobre o filme. Podemos dizer que ele aborda — de forma sensível ou não, fica a critério da crítica de cada um — temas como arrependimento, isolamento, depressão e saúde mental, sexualidade, luto e mortalidade.

🎬 Confira 7 motivos para assistir “A Baleia”

A questão é que a atuação de Brendan Fraser tem sido muito elogiada pela crítica. Ela inclusive já lhe rendeu o prêmio de Melhor Ator de Filme de Drama no Critics Choice Awards 2023.

“Esse filme é sobre amor, redenção e sobre encontrar a luz num lugar sombrio. Tenho a sorte de ter trabalhado com um elenco tão incrível”, afirmou o ator em seu discurso.

Mas será que a atuação de Fraser realmente merece um Oscar?

Brendan Fraser merece um Oscar por “A Baleia”?

Brendan Fraser merece um Oscar
Foto: Divulgação

Desde que chegou aos cinemas, o novo filme de Aronofsky tem sido extremamente comentado. Não apenas sobre a temática em si, mas principalmente sobre a representação do protagonista, um homem de quase 300 kg, e a performance entregue por Fraser.

Opiniões à parte, não há como negar que o ator fez, sim, aquela que provavelmente é a melhor atuação da sua carreira. Mas será que vale um Oscar?

O que podemos dizer é: a disputa está acirrada. No páreo deste ano, temos nomes como Austin Butler, que interpreta Elvis Presley no filme biográfico musical sobre o Rei do Rock. E inclusive era um dos favoritos para levar o prêmio.

Porém, com toda a entrega de Brendan Fraser no longa “A Baleia”, existem sim muitas chances de que o ator acabe levando o Oscar para casa.

💡 Leia também
The Last of Us vem com tudo no HBO Max
Filmes e séries para maratonar!

A retomada de carreira de Brendan Fraser

Um dos motivos para isso, além, é claro, da atuação de Fraser, é a linda retomada de uma carreira precocemente interrompida, após o ator ter sido vítima de abuso sexual e vivido uma série de lesões e cirurgias que acabaram o afastando Hollywood.

Além disso, o retorno de Fraser foi solidificado em sua escalação para o filme “Killers of the Flower Moon”, de Martin Scorsese, e “No Sudden Move“, de Steven Soderbergh. Agora, “A Baleia” vem para tornar oficial esse recomeço, e pode, quem sabe, render o primeiro Oscar da carreira do ator.

Brendan Fraser
Fonte: CNN

Por fim, é inegável que Fraser tem uma atuação imponente em todos os sentidos, e que o charme inato do ator, bem como sua habilidade de projetar uma tristeza gentil através de um simples piscar de olhos, é um dos fatores que fazem de “A Baleia” um filme para se lembrar. Se o longa possui outros méritos além desses, fica por sua conta assistir e decidir.

Conclusão

- Publicidade -

Afinal, Brendan Fraser leva ou não o Oscar de Melhor Ator em 2023? Não há como ter certeza. Contudo, o que sabemos é que se Fraser não levar o Oscar neste ano, ao menos a indicação foi extremamente merecida. Ela marca o retorno de uma estrela de cinema que não apenas deixou saudades, mas pelo visto ainda tem muito a mostrar.

“Você me achou e me mostrou para onde ir para que eu chegasse onde eu precisava estar.”

Fala de Fraser dirigida a Darren Aronofsky, diretor de “A Baleia”, em seu discurso durante o prêmio Critics’ Choice Awards.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.