Criatividade, marketing, branding, comunicação, design, empreendedorismo, inovação, futurismo e outras temáticas do universo da economia criativa.

O Pix internacional vem aí! Saiba tudo

0

Não é novidade para ninguém que, até o determinado momento, que todo mundo usa o Pix. Nesse sentido, o sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central no Brasil, se espalhou significativamente no território brasileiro. De fato, atualmente, a modalidade de pagamento é a mais utilizada no Brasil.

- Publicidade -

Isso ocorre devido a sua praticidade, além de não ter as taxas cobradas pelo TED, por exemplo. No entanto, uma notícia recente deixou muitas pessoas surpresas. Em breve, pode ser que passe a existir Pix Internacional, uma estratégia que pretende ligar os mercados de cerca de 60 países.

Talvez você goste de ler também:

App e site velho rico que faz pix? é golpe?

Saiba como funciona o PIX agendado do Nubank

O que seria o Pix Internacional?

- Publicidade -

Em suma, é importante destacar que essa estratégia está sendo estudada pelo Banco de Compensações Internacionais, muitas vezes intitulado de “banco central dos bancos centrais”. Isso ocorre tendo em vista que o BIS, na sua sigla em inglês, é o responsável por definir os padrões e as regras para o funcionamento do sistema bancário mundial.

Porém, é fundamental deixar claro que o Pix Internacional até esse momento é somente uma ideia. Nesse sentido, o Nexus (nome oficial do Prix Internacional) seria um tanto diferente do modelo adotado pelo Banco Central do Brasil.

Pix Internacional, como funcionária?

Em síntese, de acordo com economista e sócio-fundador da SWAP Câmbio, João Paulo Weller, a ideia seria que o Nexus conseguisse resolver os três problemas basilares. Esses problemas existem atualmente na área de pagamentos transfronteiriços.  Desse modo, sendo esses: as conversões cambiais feitas de forma rápida, além de proporcionar segurança, evitando usos ilícitos e criar uma linguagem que permita diferentes sistemas de pagamento internacionais no mundo todo.

Nesse sentido, para ele, “A dificuldade não é implementar o sistema, o que acontece é que ainda está em fase de testes, e a tecnologia precisa garantir fatores como segurança que acabam atrasando um pouco o processo”.

- Publicidade -

Então, o que você achou desse artigo? Comente, compartilhe esse conteúdo e nos siga no Instagram, Facebook e Spotify. Dessa forma você poderá acompanhar todas as novidades sobre o mundo da criatividade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.